O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, falou este fim-de-semana, na sessão de abertura do I Congresso Regional de Sobreviventes do Cancro, organizado pelo Núcleo Regional Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Paulo Cafôfo começou por referir, na ocasião, “que ainda há o receio de dizer a palavra cancro, esta doença silenciosa que nos afecta a todos, seja a nós próprios, aos nossos familiares ou aos nossos amigos, porque infelizmente todos conhecemos alguém que já a teve”, e elogiou, por isso, “o papel fundamental da Liga Portuguesa contra o Cancro no acompanhamento destas situações. Não podemos querer que aqueles que amamos estejam em má companhia e a Liga tem provado que juntos somos mais fortes.”
O presidente reforçou, de seguida, que “a Saúde é cada vez mais um tema. É um aspecto de desenvolvimento humano, porque temos todos direito ao acesso à Saúde, independentemente da nossa situação, mas também de desenvolvimento económico, que exige investimento e responsabilidade, porque tem uma repercussão muito maior do que qualquer investimento.” O edil defendeu, por isso, que “as políticas ligadas à Saúde são o futuro imediato para os Municípios, que têm de fazer cada vez mais para promover a Saúde”, recordando o trabalho no Funchal ao nível do Fundo de Investimento Social, da Educação para a Saúde ou do Funchal Cidade Activa.
“Temos aqui vencedores e vencedoras que são a prova viva de que conseguiremos vencer esta batalha juntos”, declarou por fim.