Madeirenses presentes no Campeonato da Europa de Skyrunning

Segundo uma informação do Clube Aventura da Madeira, o Parque Natural de Gorbeia, no País Basco, recebeu o Campeonato da Europa de SkyRace®, com um percurso de 31km e 2400m D+, com partida da região de Zeanury.

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal mobilizou uma selecção que disputou este campeonato, contando com 439 atletas masculinos e 53 femininos à partida. Entre os Skyrunners que representaram a selecção nacional, estiveram em Gorbeia os madeirenses Américo Caldeira e Cátia Fiqueli, do Clube Aventura da Madeira,  e Carina Góis e Bruno Góis, do Ludens Clube de Machico, refere um comunicado.

O melhor português em prova foi Hélio Fumo, classificando-se na 25.ª posição, seguindo-se entre os Skyrunners que integraram a selecção Mário Fonseca, na 33.ª posição, Américo Caldeira, na 44.ª posição, Miguel Reis e Silva na 105.º, Bruno Góis na 228.ª posição, e, já  nos femininos, Bárbara Fernandes na 35.ª posição. Cátia Fiqueli terminou na 41.ª posição e Carina Góis na 44.ª posição.

O skyrunner espanhol Aritz Egea conquistou o título de campeão da Europa de Sky Race®, sendo o mais rápido a concluir o percurso de 31km, com um tempo de 3h02m55. Na segunda posição, classificou-se Antonio Martinez, e em terceiro, Cristobal Adell Albalat.

A competição feminina teve na romena Ingrid Mutter a vencedora, com 3:37:47. Na segunda posição classificou-se a francesa Célia Chiron, a 57 segundos. Em terceiro classificou-se a espanhola Sheila Aviles.

Para o próximo fim-de-semana, está prevista nova participação da selecção nacional de Skyrunning, no Campeonato da Europa de Vertical Kilometer®. A competição irá decorrer em Itália, em Limone, ao início da noite de 13 de Outubro, com a particularidade da selecção ter cinco madeirenses entre os seis seleccionados, refere o CAMadeira. Os skyrunners madeirenses são Vitor Jesus, Bruno Silva, Francisco Luís, Cristina Nascimento e Carla Freitas.

Mas informações sobre o Campeonato da Europa de Vertical Kilometer podem ser obtidos no endereço electrónico  www.limonextreme.com/en/node/56