Festa na igreja de Santa Maria Maior em homenagem à Senhora do Socorro


*Sílvio Mendes

A festa em honra de Nossa Senhora do Socorro vai ser celebrada  na igreja de Santa Maria Maior no Funchal. no próximo domingo, 1 de outubro, iniciando-se a Eucaristia pelas 16 horas, após o que decorrerá a procissão.
No sábado, às 17h30, principiará a missa da vigília desta festa.

A Igreja do Socorro, também conhecida por Igreja São Tiago Menor, foi fundada em 1523, e é a sede da paróquia de Santa Maria Maior, no Arciprestado do Funchal. A origem desta denominação é devida à primeira igreja daquele paróquia ter maiores proporções do que a capela consagrada também a Nossa Senhora da Conceição que João Gonçalves Zarco mandara construir no local onde está presentemente a Igreja de Santa Clara.
Aquela  capela ficou conhecida pelo nome de Nossa Senhora da Conceição de Cima para se diferenciar da capela de Nossa Senhora da Conceição de Baixo a que o povo da época, rapidamente e por força da sua localização, chamou de Senhora do Calhau, já que a mesma fora construída perto da praia e de enormes calhaus ali existentes.
Uma aluvião ocorrida no ano de 1883 destruiu aquele templo e,  então, a sede da paróquia de Santa Maria Maior foi transferia para a igreja de São Tiago Menor, que ficou também conhecida por Igreja do Socorro. Já muito degradada, foi demolida em 1752, para aí se erguer uma nova e maior igreja, cujas obras se concluíram em 1768 e desde então ficou conhecida como a Igreja de Santa Maria Maior ou Igreja do Socorro.