CAF representa Portugal em Talin nos “Prémios Europeus de Promoção Empresarial”

A Cooperativa Agrícola do Funchal-Madeira Vintners (CAF–MV) foi nomeada ontem em Lisboa, 21/09/2017, para representar Portugal no Concurso a nível europeu que decorrerá em Talin, Estónia, em 22/11/2017, na vertente “Apoio à internacionalização das empresas”, de acordo com o projeto de candidatura apresentado.

“Trata-se de uma honra para uma empresa regional, ao Vinho Madeira e à equipa feminina da CAF–MV”, revela a empresa em comunicado.

Foram ontem divulgados para além dos vencedores e segundos classificados de cada categoria, os dois grandes vencedores que vão representar Portugal na final europeia.

Recorde-se que a Comissão Europeia (CE) promove anualmente nos países da UE e COSME (Islândia, Sérvia e Turquia) um concurso denominado “Prémios Europeus de Promoção Empresarial” (European Enterprise Promotion Awards), com as seguintes categorias: Promoção do espírito de empreendedorismo; Investimento nas competências de empreendedorismo; Melhoria do ambiente empresarial; Apoio à internacionalização das empresas; e Empreendedorismo responsável e inclusivo.

As candidaturas foram apresentadas nos respetivos países, analisadas e selecionadas, uma em cada uma das categorias indicadas.

A CAF –Cooperativa Agrícola do Funchal, CRL, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e com o patrocínio do IVBAM, apresentou a sua candidatura no IAPMEI–Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., Coordenador Nacional para os Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

As candidaturas foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios: Originalidade e exequibilidade; Impacto na economia local; Melhoria das relações com os intervenientes locais; e Transferibilidade.

A iniciativa de base designou-se por “Madeira Vintners”, na sequência da decisão tomada pela Direção da CAF em 2012 operar como produtora e comercializadora de Vinho Madeira. Desde 2012 a MV (Madeira Vintners) vem adquirindo uvas diretamente aos produtores, acompanhando e apoiando os viticultores, e em 2016 foi lançado o primeiro Vinho Madeira, por ocasião do 65º aniversário da CAF.

Desde o acompanhamento aos viticultores, ao aconselhamento técnico permanente no terreno, o processo de controlo e seleção e produção é realizado por mulheres, qualificadas, visando a obtenção das características de excelência que o VM apresenta. Foi esta equipa que concebeu um VM com um grau alcoólico mais baixo (17%), uma inovação nos vinhos licorosos da Madeira.

Têm sido vários os galardões e distinções internacionais atribuídos à Madeira Vintners.