Marinha faz exercício no Funchal envolvendo o navio de cruzeiros “Mein Schiff4”

Navio simulação
No exercício participou o navio de cruzeiros Mein Schiff4.

A Marinha, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), realizou, durante o dia 19 de setembro, um exercício de comunicações no âmbito da certificação dos planos de cooperação com centros de busca e salvamento marítimo homólogos, No exercício participou o navio de passageiros Mein Schiff4.

Este exercício, segundo informa a Marinha, “insere-se no âmbito das normas internacionais estipuladas na International Convention for the Safety of Life at Sea (SOLAS) e International Maritime Organization (IMO) Maritime Safety Committee (MSC) e tem como objetivo a correta articulação em caso de necessidade de ativação dos planos de busca e salvamento marítimo dos navios de passageiros que praticam o porto do Funchal. O exercício envolveu, para além da estrutura do MRSC Funchal as estruturas de emergência da Royal Caribbean Cruises Ltd, sediadas em Miami, Florida”.
 
Estes procedimentos de exercício e treino, informa uma nota sobre o assunto, “são realizados com frequência, sendo intensificados no inicio da temporada alta de cruzeiros no porto do Funchal, que no ano de 2016 movimentou  725.550 pessoas entre passageiros e tripulantes”.