Escola de Santana abre ano lectivo com acção de formação sobre aquaponia

A Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral de Santana, iniciou o novo ano lectivo com a realização de uma acção de formação sobre “Aquaponia e Alimentação Saudável” com 25 horas de duração, acreditada pelo conselho científico e pedagógico de formação contínua para todos os grupos disciplinares, a qual decorreu nos dias 6, 7, 8 e 9 de Setembro, organizada pela referida escola em parceria com o SIPE e com a empresa Aquaponics Iberia.

Nesta formação, os cerca de 40 formandos compreenderam as noções básicas de aquaponia, a sua importância nos dias de hoje e como construírem um sistema aquapónico de raiz, reutilizando diferentes materiais. A pertinência do tema, a motivação dos formandos e o contributo da empresa Aquaponics Iberia foram ingredientes essenciais para que esta acção de formação se tornasse muito produtiva, refere um comunicado do estabelecimento de ensino.

Sendo a Escola Secundária de Santana pioneira a nível regional na implementação de sistemas aquapónicos, um construído em 2015 e outro em 2017, foram explorados os referidos sistemas como recurso didáctico e os formandos colaboraram na sua monitorização.

“Esperemos que todos os participantes sejam agentes divulgadores desta prática no meio local, implementando a aquaponia nas suas habitações, locais de trabalho, em prol da qualidade de vida e de um futuro melhor para as gerações vindouras”, defendem os responsáveis da Escola.