Madeira mais à frente no Ordenamento do Espaço Marítimo

Foto DR

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, encontra-se a participar, esta sexta-feira, em Lisboa, na Oceans Meeting 2017 -O Oceano e a Saúde Humana.

Na intervenção, a governante disse que “é necessário desenvolver uma visão que envolva e mobilize”. “Entendemos que o Ordenamento do Espaço Marítimo é um excelente exercício de materialização e de concretização da Estratégia Nacional para o Mar. A Madeira é a região do País com os trabalhos mais avançados neste domínio, mas é fundamental trabalharmos em conjunto para assegurar a elaboração do plano de situação do mar português”.

“Portugal tem a obrigação de saber utilizar os Açores e a Madeira na sua ambição marítima e atlântica. A Madeira tem relações históricas e privilegiados com diversas regiões e países na rota do atlântico sul, a começar pelas Canárias, passando por Cabo Verde, prolongando-se até à África do Sul. É preciso criar uma estratégia para esta zona do atlântico”, desafiou.

“A Europa deverá tirar partido das suas regiões ultraperiféricas, distribuídas em pontos estratégicos por todo o globo. As RUP podem constituir uma rede, à escala global, de sentinelas do estado ambiental das águas oceânicas”, rematou.