Principia amanhã na Fajã da Ovelha a 3ª Festa do Figo e do Tabaibo

Começa amanhã, dia 8 de Setembro, no adro da igreja da Fajã da Ovelha, a 3ª Festa do Figo e do Tabaibo, organizada pela Casa do Povo da localidade, com a colaboração da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Câmara Municipal da Calheta, Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha e Paróquia da Fajã da Ovelha.

Este evento tem abertura oficial marcada para as 19 horas desse dia e pretende, a exemplo das edições anteriores, valorizar os produtos da sua localidade, nomeadamente os Figos da Índia e o Tabaibo, apresentando as suas potencialidades e dando a conhecer todo um vasto leque de produtos seus derivados, na elaboração de deliciosa gastronomia, doçaria e licoraria, salienta nota de imprensa.

Mais uma vez, a Casa do Povo da Fajã da Ovelha pretende salientar a importância destes frutos e na aposta da sua cultura, a exemplo do que já tem sido feito em países vizinhos com grande sucesso. “A nível regional já está a ser traçado um plano estratégico para a cultura em larga escala destes frutos, que fazem parte da paisagem da paisagem de toda a ilha, com grande ênfase na Fajã da Ovelha, onde antigamente, se chegou a produzir o mel de figo e o mel de tabaibo, para consumo familiar”, realça-se.

Do seu programa destacam-se a realização de palestras que abordarão as potencialidades destes frutos e do seu cultivo, cuidados a ter e a variedade dos seus produtos derivados. Os visitantes serão convidados a experienciar seminários nas várias áreas, aprendendo a utilizar estes produtos na elaboração de pratos deliciosos, licores, gelados e doçaria variada.

Será ainda apresentada uma exposição de fotografias (pertença do Núcleo Museológico de Arte Popular – do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova) sobre as várias etapas da apanha do tabaibo, segundo a informação adiantada à Imprensa.

A animação contará com a presença de vários grupos musicais de algumas Casas do Povo e de artistas da região, prometendo alegria e boa disposição durante os três dias de festividade.