Arraial com forte tradição no Loreto anima esta sexta feira Arco da Calheta


*Sílvio Mendes

O arraial do Loreto como é popularmente conhecida a festa que se realiza a 8 de setembro na paróquia do Loreto, já foi motivo para  grande aglomeração de pessoas naquela localidade situada na freguesia do Arco da Calheta.
Era juntamente com o Monte e a Ponta Delgada os três maiores arraiais da Madeira. Todavia com o decorrer dos tempos foi diminuindo o entusiasmo por aquela festa que agora é mais participada por pessoas daquela zona e de freguesias vizinhas e por muitos emigrantes.

Na sexta-feira, dia 8 de setembro, às 15 horas realizar-se-á a festa de Nossa Senhora do Loreto, que decorrerá na capela que é sede da paróquia com aquela denominação. É um templo erguido no século XVI sendo uma das mais antigas capelas da zona oeste da Madeira.
No final da Eucaristia realizar-se-á a procissão sendo o andor transportado por comandantes e por pilotos de aviões, pois Nossa Senhora do Loreto é a padroeira Universal da Aviação.
A missa da vigília desta festa será celebrada hoje às 20h30 .

Haverá muita animação atuando hoje às 22 horas o conjunto «Os Lordes» seguindo-se o cantor Álvaro Florença e a Banda Recreio Camponês. Das 3 horas às 6 horas da amanhã haverá discoteca com o DJ Sérgio Soares.
Amanhã às 17h30 haverá animação com o Grupo de Folclore de Gaula, às 18h30 atuará o grupo de música tradicional «5 p´ra 6» e às 20 horas a Banda Recreio Camponês, de Câmara de Lobos.
O arraial terminará à 1 hora da manhã
A festa do Loreto celebra-se sempre a 8 de setembro, dia em que a Igreja assinala a Natividade de Nossa Senhora.