JPP propõe-se inventariar, preservar e recuperar caminhos reais em Machico

O partido JPP foi esta manhã à zona das Preces, em Machico, alertar para a importância dos caminhos reais. O candidato do JPP à Câmara Municipal de Machico, Carlos Costa, frisou na oportunidade a intenção de inventariar estes caminhos.

“Existem muitos caminhos reais nesta zona, nomeadamente desde as Preces até à Ribeira de Machico, outros da ribeira até à Portela e ainda mais alguns da Portela com ligação à freguesia do Porto da Cruz, nomeadamente na Referta e na zona do Serrado. Consideramos que estes caminhos reais devem ser preservados, pois são uma mais-valia do ponto de vista turístico, fazem parte do nosso património construído. Existem fundos comunitários, nomeadamente através do PRODERAM, que podem ser utilizados para a recuperação destes caminhos”, sublinhou o candidato.

Muitos dos caminhos reais, diz o JPP, estão danificados e precisam de reparação, mas o partido entende que a mesma deve ser feita de acordo com as especificidades do património, para salvaguardar as suas características originais e, assim, garantir mais-valias do ponto de vista turístico e também ao nível dos eventos desportivos, como os trails, com vantagens ao nível da promoção do concelho.