Sapadores do Exército limpam floresta na zona da Choupana

Foto DR

No seguimento dos incêndios de agosto de 2016 e tendo em vista a segurança das pessoas, foi efetuada uma ação de limpeza de vegetação e árvores queimadas no sítio da Choupana – Funchal.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, a intervenção efetuada beneficiou cerca de 9 hectares.

No entanto, devido à existência de uma grande quantidade de sementes de espécies invasoras no solo e do seu poder regenerativo (acácias, eucaliptos) há necessidade de proceder a um controlo da sua rebentação e germinação.

A Secretaria de Susana Prada revela que este controlo permite a redução da quantidade de materiais combustíveis bem como contribui para um efetivo ordenamento do espaço.

Desta forma e fruto do protocolo existente entre a Zona Militar da Madeira e a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, a equipa de sapadores do exército encontra-se a limpar a vegetação nesta área.

Segundo a secretaria, pretende-se dar continuidade aos trabalhos de limpeza de terrenos afetados pelos incêndios, evitando a expansão de plantas invasoras que aumentam o risco de incêndio florestal e salvaguardando a segurança das populações e bens.