Calheta mostra em roteiros o que há para ver e o que há para fazer

Calheta-roteiro levadas e BTT
O roteiro de levadas, veredas e BTT conta com uma vasta informação sobre a oferta disponível no concelho.

“O concelho da Calheta oferece umas excelentes condições naturais para a prática do downhill e enduro, que sem dúvida, tiveram uma importância enorme na conquista dos meus nove títulos de campeão nacional até ao momento”. Foi assim que o madeirense campeão nacional Emanuel Pombo fez alusão à oferta que aquele concelho pode disponibilizar em matéria de percursos de levadas, veredes e BTT, palavras que podemos encontrar no roteiro de percursos, de 84 páginas, que a Câmara da Calheta elaborou em 2015 e que reúne um conjunto de informações importantes para a prática daqueles desportos.

Entre muitas alternativas, temos a levada das 25 Fontes, considerada fácil, com 9 quilómetros e até 4 horas de percurso ida e volta, além da levada do Risco , copm 6,6 km com cerca de 3 horas de percurso. A vereda do Jardim do Mar consta do roteiro como sendo de dificuldade média, com 1,9 km e hora e meia de caminho, sendo que a vereda da Lagoa do Vento é uma das alternativas da zona do Rabaçal, com 6,4 km e até 3 horas de percurso.

Em matéria de BTT, o prospeto indica o percurso Casais da Serra/São Lourenço, com saída da Fonte do Bispo para um percurso de 5,1 km que se cumpre entre 10 a 25 minutos. Outro trajeto indicado é BTT 2 Lombada dos Cedros, com saída igualmente da Fonte do Bispo para um percurso de 4,9 km que se faz entre 8 a 20 minutos. Na vertente enduro, a Calheta tem um percurso com saída do Pico dos Bodes e chegada ao Lombo da Velha, com 6,2 km que se cumprem em 18/30 minutos.

A autarquia também disponibiliza uma outra informação, completa, em formato desdobrável, com o roteiro do património, onde figura um mapa e uma curta descrição do que pode ser visitado a este nível. Como sejam, por exemplo, a Casa das Mudas, a Igreja de São Brás no Arco da Calheta, o Moinho no Jardim do Mar, a chaminé da fábrica de conservas no Paul do Mar, a Capela do Loreto, no Arco da Calheta, a Capela dos Reis Magos, no Estreito da Calheta, Farol da Ponta do Pargo, núcleo histórico da vila da Calheta, entre muitas outras ofertas que os visitantes podem encontrar naquele concelho.