Nivalda Gonçalves quer desempregados e beneficiários do RSI a limpar terrenos abandonados

Nivalda Gonçalves prometeu hoje a limpeza de terrenos abandonados, garantindo assim a segurança de pessoas e bens face aos incêndios florestais.

A candidatura do PSD à Ribeira Brava esteve no sítio de São João, próximo de locais que foram seriamente ameaçados por incêndios florestais num passado recente, para dar a conhecer a sua posição em relação àquele que considera ser um problema muito grave do concelho.

Para Nivalda Gonçalves, a limpeza dos terrenos na proximidade de habitações é considerada prioritária, “especialmente em alturas de maiores temperaturas e consequentemente de maior risco de incêndios”.

Nivalda Gonçalves diz ter conhecimento de que há várias reclamações de populares junto do Município sobre terrenos que estão por limpar.

“Esta limpeza é importante, para salvaguardar os bens e as habitações das pessoas, para já não falar de vidas. Por isso, propomos que haja uma postura mais activa do município, que faça com que os proprietários dos terrenos sejam notificados para essa limpeza e que se não for cumprida a ordem a mesma seja realizada pela autarquia, recorrendo para tal a pessoas que estejam no desemprego e ainda a beneficiários do RSI”, explica.

Quanto aos proprietários, pagariam depois a factura, como está legislado, declarou.

O município, releva ainda Nivalda Gonçalves, pagaria o subsídio de refeição e de transporte adequado, numa medida a ser conduzida em parceria com a Segurança Social e com o Instituto de Emprego.

Sublinhando a importância das pessoas se sentirem seguras, Nivalda Gonçalves realçou que a iniciativa permitirá ainda aos desempregados e beneficiários do RSI terem mais algum rendimento e ainda terem uma ocupação, para além da valorização pessoal.

Por outro lado, Nivalda Gonçalves destacou “a importância da agricultura cultivada à volta das habitações, que valoriza os campos e que ajuda a evitar os incêndios, e também a limpeza dos caminhos florestais, fundamentais para a limpeza e para o combate dos incêndios”.

Neste sentido, congratulou-se porque hoje se iniciou a limpeza de um caminho florestal na Tabua (Jogo da Bola/Esperdegada), numa obra da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, na sequência de uma reivindicação feita pela candidatura social-democrata. “Serão seguidas outras intervenções do género nos próximos tempos, em outras freguesias do concelho”, anunciou.