Madeirenses em Montreal festejam Nossa Senhora do Monte

Arquivo FN.

*Sílvio Mendes

A comunidade madeirense na cidade de Montreal, Canadá, vai celebrar a festa de Nossa Senhora do Monte.
Será no domingo 13 de agosto e decorrerá na Missão Portuguesa de Santa Cruz, em cuja igreja irá decorrer a Eucaristia presidida pelo Padre Óscar Andrade, pároco da Visitação, que se desloca ao Canadá a convite dos organizadores desta festa que se realiza sempre no segundo domingo de agosto e na qual participam muitas centenas de pessoas, tanto nas cerimónias religiosas como no arraial tipicamente madeirense que este ano será animado pelo grupo «Monte Real Band» que se desloca da Madeira para atuar na festa que decorrerá nos dias 12 e 13 deste mês.
Montreal é a maior cidade da província de Quebec e a segunda mais populosa do Canadá,  além de ser uma das mais populosas cidades fancófonas do mundo. É também uma região administrativa do Quebec.
A sua localização é na ilha com aquela denominação junto ao Rio São Lourenço, sendo um dos principais centros industriais comerciais e culturais da América do Norte. Os seus monumentos são um dos atrativos turísticos daquela cidade onde vivem e trabalham muitos milhares de madeirenses.
A Missão Portuguesa de Santa Cruz na cidade de Montreal foi canonicamente erigida em 1964 e oficialmente inaugurada em 1965, e constitui uma paróquia étnica extra territorial estando ligada juridicamente à Obra Católica Portuguesa das Migrações.
A sua fundação deve-se a um grupo de portugueses denominado União Católica portuguesa do Canada cuja organizarão data de 1956. Tem como final prestar apoio religioso aos emigrantes portugueses que se foram concentrando na cidade, originando a segundo maior comunidade lusa no Canadá, a seguir à de Toronto.