Caminho agrícola do Lombo do Zangão inaugurado

O edil camaralobense, Pedro Coelho, e o presidente da Junta de Freguesia do Curral das Freiras, Manuel Salustino, inauguraram esta tarde as obras de construção de um novo troço viário de ligação do Colmeal ao Lombo do Zangão, na freguesia do Curral das Freiras.

O novo troço viário resulta do alargamento de um antigo trilho pedonal do Lombo Zangão, localizada no sítio do Colmeal, freguesia do Curral das Freiras, que dá acesso ao sítio do Lombo do Zangão, o qual era utilizado pela população para aceder aos terrenos agrícolas localizados na zona.

As obras de alargamento e pavimentação do antigo trilho foram promovidas pela autarquia de Câmara de Lobos, resultando na criação de uma nova acessibilidade viária, com uma extensão de 280m, dotada de faixa de rodagem com 3,00m de largura, acrescida de 0,50m de levada, devidamente dotada de rede de recolha de águas pluviais e iluminação pública, tendo implicado um investimento na ordem dos 130 mil euros, integralmente suportado pelo orçamento municipal, informa a Câmara.

Na visita à obra a população local expressou a sua satisfação pela concretização do compromisso assumido pela edilidade no sentido de ser executada a obra agora inaugurada, refere uma nota de imprensa. A pretensão de ser construído o caminho agrícola no sítio do Lombo Zangão era uma antiga aspiração da população local e dos proprietários de terrenos, onde predominam os pomares de castanheiros.

Pedro Coelho, por seu turno, salientou que, ao longo do presente mandato foram executadas, quer pela Câmara Municipal, quer pela junta de freguesia local, várias obras de alargamento e beneficiação de veredas, as quais vieram facilitar a mobilidade dos cidadãos e o acesso a zonas caracterizadas por uma orografia íngreme e de difícil acesso. O presidente referiu que, neste momento, para além das obras de requalificação do centro do Curral das Freiras, orçadas em cerca de 800 mil euros, a autarquia camaralobense tem em curso várias outras obras fundamentais para aquela freguesia, com destaque para a construção do Caminho Agrícola do Colmeal, orçado em 1 milhão de euros, e cujas obras estão em fase final de construção. Pedro Coelho referiu ainda que se encontra a decorrer o concurso para a execução dos trabalhos de reposição das condições de segurança no córrego na Vereda do Pomar, orçado em 16 mil euros; alargamento do caminho da Seara Velha de Baixo, orçado em 180 mil euros; e ainda a requalificação do caminho agrícola do Poiso – Fajã dos Cardos, orçado em 278 mil euros.