Futura Unidade de Saúde Familiar da Ponta de Sol garante cobertura total da população

Foto DR.

A futura Unidade de Saúde Familiar da Ponta de Sol, que será  a primeira da Região, vai assegurar médico de família a toda a população.

Isto mesmo explicou ontem o  secretário regional da Saúde, Pedro Ramos à população da  freguesia da Madalena do Mar, Ponta de Sol, no âmbito da iniciativa da secretaria regional da Saúde “Percursos de Literacia –uma saúde próxima”, que  rumou a Oeste.

A primeira sessão fora do Funchal realizou-se assim na Ponta de Sol, porque este será o primeiro concelho da Região a dispor de uma Unidade de Saúde Familiar (USF’s), no âmbito da reorganização dos cuidados primários de saúde na Região.

O secretário da tutela pretendeu, por isso mesmo, dar especial atenção a esta população, explicando o impacto positivo da futura unidade, na melhoria do acesso da população aos cuidados de saúde. Com a USF a população estará toda coberta com médico de família, desde que esteja inscrita na Unidade de Saúde Familiar.

Pedro Ramos aproveitou a oportunidade para garantir, mais uma vez, que não encerrará nenhum centro de saúde no concelho. O centro de saúde da Madalena do Mar continuará a ter mesma atividade assistencial, com médico uma vez por semana e todos os dias úteis com cuidados de enfermagem.

Presente nessa sessão estiveram os médicos de família e enfermeiros que trabalham nos centros de saúde deste concelho que também se disponibilizaram para esclarecer as dúvidas dos utentes.

O concelho da Ponta de Sol dispõe de 1 centro de saúde concelhio e duas extensões nas freguesias dos Canhas e da Madalena do Mar.

Total de utentes inscritos: 9089

Produção assistencial em 2016  (Concelho Ponta Sol)

Número de consultas médicas MGF 16.189 (11189 + 4516 Consultas indiretas)

Número de consultas de enfermagem: 18.155

Visitas Domiciliárias: 5.843

Nº Sessões Preparação Parto – 349

Nº Sessões Recuperação Pós Parto – 363

Consultas Nutrição – 574

Consultas Psicologia – 1231