Grupo Folclórico de Santa Rita participa em festival de folclore no continente

O Grupo Folclórico de Santa Rita irá deslocar-se entre os dias 21 e 25 a Santa Marta de Penaguião, Vila Real para participar no Festival XXVI Nacional e XIX Internacional de Folclore.

O convite surgiu do Grupo Cultural os Medroenses sendo o festival uma organização do mesmo.

Sendo um intercâmbio, este grupo visitará a ilha da Madeira no próximo mês de Setembro para participar no Festival de Folclore de São Martinho organizado pela Junta de Freguesia.

O Grupo Folclórico de Santa Rita foi fundado a 10 de novembro de 2000 e o seu efectivo é composto por cerca de 40 elementos.

Tem como objectivo interpretar o folclore musical da madeira, entre estes:
Bailados e canções tradicionais e regionais dentro dos aspectos folclóricos e etnográficos, de modo a conservar, engrandecer e valorizar o património cultural da Madeira, tendo atenção e cuidado a sua pureza regional, tradicional e histórica.

Ao longo destes 14 anos, o grupo tem participado em todas as festas mais emblemáticas da região, tais como, a Festa da Flor, Festas de Natal e Fim de Ano, Festa do Pêro e Festas das Vindimas. Para além destas festas participa também em vários actuações de cariz particular e algumas festas religiosas.

Também tem participado em vários festivais de folclore Regionais, Nacionais e Internacionais desde o ano de 2005, participou nos festivais de folclore de Mêda na Covilhã, de Guimarães, do Porto Santo, de Santa Maria da Feira e no festival de Ansião em Santiago da Guarda, este último já por algumas vezes.

No ano de 2014 colaborou com a Junta de Freguesia de São Martinho a organizar o XVII Festival de Folclore de São Martinho.