Casa do Povo de Santo António reabre amanhã propondo todo um leque de actividades à população

 

A Casa do Povo de Santo António reabre amanhã, dia 19 de Julho, às 19 horas, com uma cerimónia dirigida a toda a população. A cerimónia de abertura será presidida pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Esta instituição foi criada em 1938, e é uma pessoa colectiva de utilidade pública, de base associativa, cujo compromisso é o de promover o desenvolvimento cultural, pessoal, recreativo e desportivo da comunidade local.

Após um longo período sem actividades, a CPSA reabre com novas actividades e novos projectos direccionados à população da freguesia, mantendo sempre o objectivo de promover o desenvolvimento cultural, pessoal, recreativo e desportivo, refere uma nota de imprensa.

Os novos projectos e medidas foram definidos em função da disponibilidade de recursos da Instituição e das necessidades concretas conhecidas, refere a nota. Neste momento a CPSA tem já um compromisso com três entidades diferentes que irão enriquecer este projecto na área da formação e do desporto.

 

Entre as novas iniciativas, conta-se a ‘Agir +’, uma escola que pretende, através da formação profissional de baixo custo, criar novas oportunidades no mercado de trabalho regional. A oferta formativa será vasta e baseada em cursos de formação profissional, promete a Casa do Povo.

Inicialmente serão propostos ao público os seguintes cursos:

 

·         Agricultura permanente (permacultura)

·         Plano de negócios, apoios comunitários

·         Comunicação e novas formas de comunicar

·         Protocolo institucional e organização

·         Etiqueta na empresa e imagem corporativa.

 

Por outro lado, a iniciativa “Ginásio do Cérebro” é um projecto inovador na região, que visa melhorar a qualidade de vida da população mais idosa. Designa-se a promover a interacção e socialização, a dinâmica e estimulação de modo a criar um ambiente potenciador de um bom envelhecimento activo.

Trata-se de um programa de treino cognitivo para jovens com mais de 65 anos, que permitem-lhes obter diferentes e variados benefícios, nomeadamente manter e aumentar as reservas cognitivas (atenção, concentração, percepção, memória, linguagem, cálculo, etc); retardar o aparecimento de quadros de demências e, após estabelecidos, retardar o seu desenvolvimento; promover a auto estima e atenuar/resolver receios de doenças degenerativas, melhorando a qualidade de vida e a autonomia; criar estímulos através da actividade sensorial; prevenir o aparecimento de demências; trabalhar a afectividade, sociabilidade e relações familiares; e reabilitar competências cognitivas, comprometidas por depressões, perturbações do sono, distúrbios da atenção e da memória, quadros demenciais, alterações neuro-psicológicas, etc.

Este projecto deverá ser constituído por uma equipa preparada para a vertente da gerontologia, que desenvolverá toda a preparação e programação de treino cognitivo dos frequentadores, tendo presente a qualidade de vida e as necessidades dos mesmos, bem como o seu envolvimento da pessoa idosa na criação dessas actividades.

CPSA irá ainda apresentar à população da freguesia um variado leque de actividades desportivas, para diversas faixas etárias, procurando rentabilizar os complexos desportivos existentes na freguesia, assim como o espaço existente na CPSA.

As actividades terão descontos para sócios da Casa do Povo de Santo António.

Haverá, pois, natação (nas piscinas da Penteada), nas vertentes:

·         Bebés,

·         Ensino

·         Competição desportiva

·         Masters (adultos)

·         Hidroginástica

Nas instalações da Casa do Povo:

·         Aula de grupo

·         Defesa pessoal

·         Treinos outdoor.

 

Estas actividades serão de baixo custo, com descontos para sócios da Casa do Povo de Santo António.

Amanhã, no momento da abertura oficial, serão apresentados alguns projectos.

Esta reabertura, dizem os responsáveis da Casa do Povo, “não seria possível sem a preciosa colaboração do Governo Regional da Madeira, Câmara Municipal do Funchal e Junta de Freguesia de Santo António. Um agradecimento às entidades privadas que também nos têm apoiado neste percurso”, fazem questão de deixar claro.

A CPSA fica situada à travessa do Caminho da Igreja, 7 – Santo António. Mais informações poodem ser encontrados na página no facebook: http://www.facebook.com/CasaPovoSA