Exposição “Visões da Ilha” no Centro Comercial La Vie a partir de 18 de julho

A Biblioteca Municipal do Funchal, em parceria com o Centro Comercial La Vie, inaugura na próxima terça-feira, 18 de julho, pelas 17 horas, a exposição subordinada ao tema “Visões da Ilha”.

Trata-se de uma homenagem aos consagrados poetas madeirenses Herberto Hélder e José Tolentino Mendonça, dois grandes vultos do panorama cultural regional, retratando igualmente, através da sua poesia, o modo pelo qual cada um deles viu a nossa ilha.

Esta exposição multicultural conta com a colaboração de ilustres artistas oriundos de diversas áreas. Assim sendo, no campo da pintura haverá a colaboração dos pintores Marcos Milewski e Sara Santos, no da fotografia os DDiarte, e no da música os Vértice.

A apresentação destes poetas madeirenses estará ao encargo de Graça Alves e Celina Martins.

A inauguração desta exposição conta ainda com o apoio de Sandro Nóbrega e do recém-criado grupo de teatro Grupo de Amigos do Teatro –GATO.

Esta exposição sui generis centra-se no interior de uma tenda, onde os visitantes poderão explorar os cinco sentidos, através da projeção de imagens, escuta de sonoridades da ilha e leitura gravada de poemas, apelando ainda ao olfato, através de ervas aromáticas e folhas de louro, sendo que parte do chão será coberto com calhaus, de modo a tentar reproduzir as nossas praias.

A exposição estará patente ao público de 18 a 30 de julho.

Durante estes dias os visitantes poderão visitar este espaço, que se pretende que seja uma ilha dentro dum centro comercial, e usufruir de momentos de introspeção e de contacto com sinestesias características da nossa ilha, rodeados por elementos que compõem o universo poético de Herberto Hélder e José Tolentino Mendonça.