“Super Ananás” da Gonçalves Zarco com menção honrosa no passatempo “As frutas e vegetais têm super poderes”

A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, foi contemplada com uma menção honrosa no passatempo promovido pela Tetra Pak e Compal denominado “As frutas e vegetais têm super poderes”.

A escola do Funchal foi contemplada no “Escalão 2 -escolas de outros níveis de ensino a partir do 2.º ciclo (inclusive)”.

Vai, por isso, receber um forno solar como prémio.

A turma do nono ano do percurso curricular alternativo pegou no tema e enquadrou-o no currículo da disciplina de Ciências Físicas e Naturais.

Os 10 alunos que compõem a turma abraçaram o projeto e, após um brainstorm de ideias, foi decidido criar uma Super Fruta, tendo sido o fruto eleito o ananás: o “Super Ananás”.

A maioria do material necessário para a execução do projeto foi recolhida pelos alunos e seus familiares. O restante material foi fornecido por diversos professores da turma.

O material utilizado foi o seguinte: 12 embalagens da Compal 1L; Jornais; Fita-cola; Cola quente; Cola UHU; 1 garrafão de 5L de água vazio; 2 tampas vermelhas da treta pak compal; Tintas acrílicas amarela, cor de laranja, verde e castanha e papel crepe azul.

O concurso foi promovido em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa contou com 168 escolas participantes de Norte a Sul do País, incluindo a Região Autónoma da Madeira e dos Açores.

O passatempo teve como objetivo promover a proteção do ambiente e sensibilizar para a importância das frutas e legumes na alimentação.

As escolas participantes criaram a sua fruta ou legumes, divididas em dois escalões – o Escalão 1 englobou jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo, enquanto o Escalão 2 incluiu escolas desde o 2º ciclo até ao ensino superior.