Sérgio Marques leva Venezuela à África do Sul e CR7 pode dar nome a salão de festas da Casa da Madeira em Joanesburgo

africa do sul 4
Sérgio Marques com “pé de dança” na visita à África do Sul.

A situação na Venezuela, onde a extensa comunidade madeirense vive dias de angútia em função da instabilidade política, social e económica, foi um ponto presente na visita que o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, que tem a tutela das comunidades, está a fazer à África do Sul.

Na Casa da Madeira de Joanesburgo, onde assinalou o Dia da Região, Sérgio Marques disse que os portugueses constituem um só povo seja onde for, fazendo alusão às ajudas que estão já a ser observadas para com a comunidade madeirense na Venezuela.

africa do sul 1
José Luís Silva, conselheiro das comunidades, quando falava sobre a Madeira.

Dirigindo-se aos emigrantes, o governante madeirense, como consta de uma reportagem no Século, jornal local da comunidade, lembrou os tempos em que foi deputado europeu: “Eu simplificava o que era a União Europeia, ao dizer que é um instrumento para garantir a paz entre as nações. A autonomia, de forma simples, explica-se por dizer
que é um instrumento de desenvolvimento e prosperidade. É também um instrumento para garantir a nossa coesão nacional e a integração na pátria comum, Portugal.

africa do sul 3

No momento,  segundo refere o mesmo jornal, foi entregue ao secretário
regional, um livro de votos de parabéns e felicitações a Cristiano Ronaldo e pedido que o
fizesse chegar ao capitão da Selecção de Portugal. A propósito disso, foi anunciada a intenção da presidente da CDM em renomear o salão de festas da CDM como Salão
Cristiano Ronaldo, anúncio que mereceu uma forte salva de palmas em aprovação”.