Edil de Machico responde a candidato do PSD à autarquia

O edil machiquense, Ricardo Franco, emitiu esta tarde um comunicado de resposta ao candidato do PSD à Câmara Municipal de Machico, Ricardo Sousa. Diz Ricardo Franco que o candidato social-democrata “revela uma enorme distracção ao dizer que pretende que todas as crianças do 1º Ciclo tenham manuais escolares gratuitos. A autarquia, que já apoia os alunos mais carenciados ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico e Ensino Universitário, só não estendeu ainda a medida a todos os alunos do concelho, porque tem vindo a pagar o descalabro financeiro deixado pela gestão do PSD”, refere o socialista.

“Não fossem os quase 28 milhões de euros de dívida herdada, a Câmara Municipal de Machico apoiaria desde o primeiro ano do mandato, como acontece noutros municípios, todos os alunos com a atribuição dos seus manuais escolares e ainda todos os universitários do concelho que estudam na Região ou fora dela”, garante Ricardo Franco.

O autarca refere que, de qualquer forma, “porque todas as medidas que implementámos, seja no apoio às escolas das mais diversas formas, seja no apoio directo aos alunos, passam pelas reuniões do Executivo Municipal, preocupa-nos o grau de desinteresse nos estudantes e suas famílias por parte do candidato do PSD”.

O edil socialista sublinha, portanto, que nunca é, por isso, demais lembrar que nas reuniões camarárias onde as medidas propostas pela vereação PS foram aprovadas, contou com a concordância dos vereadores daquele partido. “Agora, às portas das eleições autárquicas, vem o candidato querer sacar alguns louros das ideias já implementadas pelo actual executivo camarário”, refere Franco.

Classificando a dita atitude de “total desnorte ou simplesmente má-fé”, o signatário do comunicado diz que esta é a dúvida que fica para ser esclarecida por quem representa um partido que, durante vários mandatos, esteve à frente da autarquia. “Nunca o PSD implementou uma medida do género da que temos vindo a desenvolver desde o ano lectivo 2015/2016, junto dos alunos mais carenciados”, acusa.

“Só não o fizemos antes, porque primeiro foi preciso começar a saldar as contas do município, bem como foi possível, no nosso mandato, implementar o IMI familiar, que beneficia as famílias com filhos, que residem no nosso concelho. Já agora, porque o desnorte não é recente, devemos lembrar ao candidato do PSD que durante os anos em que foi autarca de freguesia e eram poder na Câmara, nunca propôs nem se manifestou a favor do apoio aos alunos de Machico pelo Município”, conclui Ricardo Franco.