Candidato do PSD à Câmara de Machico defende manuais gratuitos para todas as crianças do 1.º Ciclo

Foto DR

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Machico, Ricardo Sousa, pretende que todas as crianças do 1ª ciclo do concelho tenham acesso a manuais escolares de forma gratuita.

Esta foi uma das propostas apresentadas numa reunião com o Secretário Regional de Educação. Um encontro que teve por objetivo saber o que se perspetiva para este setor ao nível do concelho, nos próximos anos.

A começar pelo parque escolar, tendo sido garantido por Jorge Carvalho que a única mudança prevista para 2017/2018 é a fusão do Infantário Barquinho com a Escola Básica de 1ªCico com Pré-Escolar Eng. Santos Costa.

Segundo o Secretário Regional de Educação, este é um dos três infantários, na Região, que ainda estão sob a gestão do Governo, sendo que o restante ensino ao nível do pré-escolar está já integrado em escolas de 1ª Ciclo. Uma situação que gerava alguma injustiça, uma vez que as mensalidades se tornavam mais elevadas.

Com a fusão os valores serão equiparados aos que estão a ser praticados nas escolas com pré-escolar, o que irá permitir um alívio financeiro para as famílias. Todo o restante parque escolar permanece nas mesmas condições.

Nesta reunião, foi ainda discutida a possibilidade de reconversão de edifícios que serviam de escola para outros fins, designadamente sociais, tendo igualmente sido abordada a estratégia do Governo no que diz respeito à Educação Especial.

De referir, que entre as propostas de Ricardo Sousa para Educação, encontram-se também o reforço das bolsas de estudo, assim como a melhoria e manutenção dos equipamentos desportivos e escolas de primeiro ciclo.