Diário recebe 96 mil euros da Câmara de Machico para agenciar artistas e promover a Semana Gastronómica

Semana Gastronomica
A Semana Gastronómica de Machico é organizada pela Câmara. Os artistas são agenciados pelo Diário, que recebe 96 mil euros. Imagem retirada do site da Câmara de Machico

A Empresa Diário de Notícias da Madeira, que como se sabe tem enfoque nos domínios da comunicação social, através da publicação diária do DN, dedicando-se assim, há muitos anos, a uma atividade jornalística, com alguns jornalistas profissionais, vai receber da Câmara Municipal de Machico 96 mil euros para agenciar artistas e promover a Semana Gastronómica que ali vai ocorrer entre 28 de julho e 6 de agosto.

cmm-comntrato-96000
Contrato entre a Câmara de Machico e a empresa Diário de Notícias. http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3437230

O contrato, como é habitual e obrigatório acontecer nestes casos, está publicado na plataforma online “base”, de contratos públicos, com data de 19 de junho, sendo que o mesmo refere especificamente que este ajuste direto da autarquia de Ricardo Franco prende-se com a necessidade de atribuir a uma empresa, (acontece que neste caso jornalística), o agenciamento de artistas que irão atuar no período da festa, quer sejam regionais, quer sejam nacionais, bem como envolvendo ainda a promoção do evento.

A Câmara de Machico argumenta com “a ausência de recursos próprios” para justificar este “ajuste” de agenciamento de artistas ao Diário de Notícias, destinado ao cumprimento da animação daquela que é a 32ª Semana Gastronómica, todas elas, desde o início, com diversos programas em que vários grupos, de cá e de fora, atuaram no certame.

Diario
A Empresa do Diário, matutino independente da Madeira, vai agenciar artistas para a Semana Gastronómica.

A Câmara já tem publicado, no seu site, o regulamento para a Semana Gastronómica de 2017, que envolve a divulgação das entidades que poderão concorrer, do sorteio e da atribuição, naquela que é uma iniciativa que visa, fundamentalmente “a divulgação da
gastronomia tradicional, a promoção socioeconómica e cultural da Região Autónoma da
Madeira e, em particular, do concelho de Machico”.

Diz o regulamento que “os pratos serão de cariz local e regional, com privilégio, para os de caráter tradicional;b) As bebidas serão obrigatoriamente regionais (excetuando-se os vinhos e as cervejas que poderão ser também nacionais).

Dis o texto que regula o evento que “de modo a dar cumprimento aos princípios da imparcialidade e da transparência, a seleção dos candidatos efetua-se através de sorteio”, que terá lugar no dia 14 de junho de 2017, pelas 15h00, no Salão Nobre da
Câmara Municipal de Machico.

Diz ainda o regulamento, na componente da obrigação dos participantes, que estes devem colaborar para a animação musical, cujo agenciamento de artistas será feito pelo Diário,  através de uma contribuição financeira com o valor mínimo de 1000 euros, para os stands com disponibilidade de um maior número de mesas e cadeiras e de 800 euros para os restantes, devendo a Câmara Municipal passar a devida declaração para efeitos fiscais.

O horário de funcionamento é entre as 18,00 e as 02,00h – Dias 28 de julho, 01, 02, 03, e 04 de agosto; Entre as 16,00 e as 02,00h – Dias 29 e 30 de julho e 05 e 06 de agosto.