Diogo Nóbrega e Maria Tomé triunfam no Triatlo do Porto Santo

Decorreram no passado fim de semana duas provas de triatlo no Porto Santo, mais precisamente o II Triatlo Sprint/V Triatlo Jovem do Porto Santo” durante a tarde de sábado último, e o  II Campeonato Regional de Equipas de Estafetas de Triatlo na manhã de domingo, estando estas competições integradas nos Campeonatos Regionais de Triatlo 2017.
A competição principal de sábado, disputada na distância Sprint (750m natação / 20kms ciclismo / 5kms corrida), teve como protagonista no sector masculino, o mesmo de muitas das jornadas já disputadas este ano, Diogo Nóbrega (ACD Jardim da Serra), que com uma prova solitária de inicio ao fim, não deu qualquer hipótese à dupla do Ludens de Machico/Máxima Dinâmica, Francisco e Gonçalo Luís, que por esta ordem completaram o pódio, mas com uma diferença bem considerável para o vencedor.
Ainda de realçar Carlos Nóbrega (ACD Jardim da Serra), que apesar da sua veterania realizou o melhor segmento de corrida final, valendo-lhe esse bom segmento a ascensão ao 4º posto.
Nas mulheres, a atleta continental Maria Tomé (LX Triathlon), venceu por curta margem para Carolina Boulhosa (GD Corticeiras), realizando um bom segmento de natação, não mantendo o mesmo nível no ciclismo, mas voltando a correr a um ritmo suficiente para levar de vencida esta competição, refere um comunicado.
Carolina, apesar de mais regular, quedou-se pela 2ª posição, e Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra) ficou com o 3º posto.
Quanto aos mais jovens, em Juvenis, Francisco Belo (ACD Jardim da Serra) e Gabriela Silva (CF Andorinha) venceram com boa margem para a concorrência. Em Iniciados, a dupla Bruna Belo e Gonçalo Santos (ACD Jardim da Serra) também teve um domínio vincado. João Pedro Neves (CF Andorinha) e Leonor Ferro (CD Aquático) também não deram hipótese aos demais Infantis, e nos Bejamins, Óscar Góis (GD Corticeiras) e Margarida Góis (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) foram novamente os vencedores desta etapa.
Na categoria de Paratrialo, o triatleta José Manuel Mendonça (Ludens Machico / Máxima Dinâmica), deu mais uma mostra de superação pessoal, ao realizar de modo bem sucedido o triatlo na distância Super-Sprint, enfatiza o comunicado da Associação de Triatlo da Madeira.
Por clubes, o ACD Jardim da Serra foi o grande vencedor nos clubes masculinos, enquanto que nas senhoras foi o GD Corticeiras a levar de vencida mais uma prova.
Nos clubes Jovens, o Ludens de Machico/Máxima Dinâmica venceu nos jovens masculinos, e o CF Andorinha nos jovens femininos.
Domingo foi dia de estafetas, sendo realizado o  II Campeonato Regional de Equipas de Estafetas de Triatlo, prova em que cada um dos três elementos de cada equipa teve que realizar um triatlo super-sprint completo, sendo tomado o tempo final da equipa ao final do 3º elemento.
Nesta competição foram permitidas estafetas masculinas, femininas e mistas, tendo o ACD Jardim da Serra alcançado o triunfo nas estafetas masculinas, o CF Adorinha nas femininas, e a equipa partilhada entre o ACD Jardim da Serra/CF Andorinha vencido nas estafetas mistas.
A próxima competição terá lugar no Funchal a 9 de Julho, com a realização do IV Coastal Challenge – Funchal Triathlon 2017, prova com um triatlo de distância olímpica a realizar durante a manhã, e um Aquatlo Jovem Nacional da parte da tarde.
A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades publicas, em especial à Câmara Municipal do Porto Santo, AMDpt, SER – DRJD e FTP. A organização contou igualmente com o apoio da Porto Santo Line, Auto Zapecar; Europcar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Fisiomadeira e Socorro Madeira.