Tosquias no Chão dos Terreiros no próximo dia 18 do corrente mês

Segundo uma nota de imprensa da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, no dia 18 do corrente mês, realizam-se as tradicionais tosquias no Chão dos Terreiros, no perímetro florestal das Serras do Poiso, num evento organizado pela Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso.

De acordo com o GR, estas tosquias contam com a colaboração e coordenação do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, nomeadamente no apoio à condução do rebanho e apoio à tosquia mecânica.

O rebanho presente nestas tosquias é parte integrante da Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso e é supervisionado pelo IFCN, que define o ordenamento e disciplina adequados à manutenção dos animais em apascentação, de modo a que os pastos existentes no Perímetro Florestal sejam aproveitados racionalmente, sem que ocorra deterioração do coberto vegetal e do solo.

Estas tosquias realizam-se anualmente, constituindo uma tradição que leva muitas pessoas a deslocar-se à serra para as presenciar, sendo uma festa que ainda é muito apreciada pelos madeirenses e, até, por forasteiros que por lá passam a ver esta realidade.