NRP Zaire realizou sete acções de fiscalização a embarcações

A Marinha Portuguesa divulgou uma informação de que o navio-patrulha ‘NRP Zaire’ efectuou uma operação de patrulha no período de 12 a 14 de Junho, visando detectar, localizar, monitorizar e interceptar navios ou embarcações presumivelmente suspeitos de desenvolver actividades ilícitas e irregulares.

Nesse período, realizou sete acções de fiscalização marítima a embarcações registadas na actividade da pesca, de recreio marítimo-turística, tendo sido verificadas várias presumíveis infracções, como irregularidades relacionadas com o cumprimento das lotações de segurança, designadamente em quantidade e categoria dos tripulantes, bem como irregularidades relativamente ao meios de salvação e equipamentos de socorro, assim como extintores em falta.

O rigoroso cumprimento nas normas relativas a meios de salvamento, de combate a incêndios, e de sinalização de emergência, para quem desenvolve a sua actividade no mar, é fundamental para a segurança das embarcações e das pessoas embarcadas, insiste a Marinha.

O NRP Zaire está atribuído ao dispositivo naval padrão da Marinha na Região desde o início de Abril do corrente ano, prevendo-se a sua rendição para meados de Julho de 2017.