Bispo do Funchal recebeu responsável geral pelos franciscanos

Foto Diocese do Funchal.

D. António Carrilho recebeu, no Paço Episcopal, o ministro geral da Ordem Franciscana, frei Michael Perry, que visitou a Madeira no âmbito das comemorações dos 800 anos da chegada ao nosso país dos primeiros franciscanos.

Nas palavras de saudação a frei Michael Perry, o bispo do Funchal lembrou que “a Madeira nasceu franciscana”, há “500 anos”, e que o “Espírito de Assis, a fraternidade universal e o amor à natureza, marcaram a espiritualidade deste povo. É de particular relevância, o amor de São Francisco pelo Menino de Belém.

Esta devoção é de relevante importância nesta Igreja. Para os madeirenses, a solenidade do Natal de Jesus, é a festa por excelência. Chama-lhe simplesmente a “festa” e vivem o Natal com uma enorme alegria e empenho, preparando esta solenidade com o novenário a que chamam “Missas do Parto”.

“Na verdade”, sublinhou, “a Madeira está configurada com o carisma franciscano, no seu património espiritual, tradições religiosas e literárias. O museu de arte sacra tem várias peças artísticas pertencentes aos mosteiros”.

Destaca-se ainda a herança arquitetónica do “mosteiro de Santa Clara”, no Funchal, e do “Convento de São Bernardino”, em Câmara de Lobos. Testemunhos eloquentes estão também expressos “na memória jubilosa da santidade dos seus filhos e filhas, Frei Pedro da Guarda, Madre Virgínia da Paixão e Irmã Mary Jane Wilson, já Venerável, que iluminaram esta diocese com o claro testemunho do carisma franciscano-evangélico”, disse D. António Carrilho que manifestou ainda a sua “profunda alegria” e esperança que “as três Ordens (a primeira, a segunda e a terceira ordem franciscana) continuem nesta linda ilha da Madeira a proclamar as glórias do Senhor e a proclamar a Paz e o Bem.”

Neste encontro com o bispo do Funchal, o ministro geral da Ordem Franciscana foi acompanhado por frei Armindo Carvalho, responsável pela Ordem em Portugal, e por frei Nélio Mendonça, da Ordem na Madeira.