Humberto Vasconcelos na Feira Nacional de Agricultura; sectores agrícola e agroalimentar da RAM bem representados

foto LR

O secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, representará a Região na Feira Nacional de Agricultura (FNA), um certame que regista uma média de 180.000 visitantes e que oferece a possibilidade aos sectores agrícola e agroalimentar da Região Autónoma da Madeira, de mostrar o que valem. A FNA decorrerá no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, de 10 a 18 de Junho.

A FNA completa este ano a sua 54.ª edição, e é o maior e mais importante certame especializado nos sectores da agricultura e do agroalimentar que se realiza anualmente em Portugal. Por esse motivo, a SRAP, consciente da importância do evento como espaço privilegiado para a divulgação e promoção das correspondentes produções regionais, voltou a assumir a responsabilidade de organizar a participação destas num pavilhão próprio, com decoração e mobiliário desenhados especialmente para o efeito, refere uma nota de imprensa.

Com uma média de 180.000 visitantes, dos quais 40.000 são profissionais, pretende-se que os 72 m2 do pavilhão institucional da RAM traduzam a imagem associada de qualidade, de diferenciação e (também) de inovação das principais produções agrícolas e agroalimentares madeirenses junto do público em geral. Para este objectivo foram convidadas a estarem representadas algumas das mais relevantes empresas e organizações dos sectores em causa, de modo a que, directamente ou através dos seus distribuidores locais, divulguem e promovam os seus produtos, os quais vêm recebendo nos últimos anos os maiores elogios por parte dos muitos visitantes.

Assim, vão estar presentes as seguintes empresas: 3 Corações; Chocolates Joo; ECM; Engenho Novo da Calheta; Fábrica de Mel do Ribeiro Seco; Fábrica de Santo António; GESBA; Henriques & Henriques, Vinhos S.A.; HM Borges, Sucrs., Lda. – Vinho Madeira; Insular de Moinhos; IVBAM; – J. Faria & Filhos; Madeira Wine Company; Maracujá Madeirense; Martins & Martins; Pereira d’Oliveira Vinhos; Quinta do Barbusano, Lda.; Quinta Pedagógica dos Prazeres; Requejema; SantoQueijo; Terramiga; Vinhos Barbeito; Vinhos Justino’s; Uaucacau, e a Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Confeitaria da Região Autónoma da Madeira (AIPCRAM).

No contexto da representação institucional, a Direcção Regional de Agricultura, através de Rubina Vieira, e de Regina Pereira, as quais estão a dinamizar o projecto relativo à futura Câmara de Provadores dos Produtos Agrícolas e Agroalimentares da Região Autónoma da Madeira, irá realizar 3 ações no espaço Cozinha ao Vivo da FNA, sob a designação “chapéu” de “Sentir a Ilha da Madeira”, com os temas “Encontro com a Tradição” (doçaria e panificação), “À descoberta dos prazeres da Ilha” (frutos, licores, sidras e vinagres de sidra) e “Néctares com História” (Vinho Madeira, rum agrícola e mel de cana), nos dias 14, 15 e 16 de junho, respectivamente, adianta a SRAP na nota de imprensa.

De igual modo, o Engenho Novo da Madeira, através de Mário Gomes, irá promover uma masterclass no dia 12 de Junho, dedicada aos runs agrícolas.

No dia 14 de Junho, o secretário regional de Agricultura e Pescas irá visitar a FNA, acompanhado pela administração do CNEMA.