Veja o vídeo do 1.º dia de treinos na embarcação anfíbia da Polícia Marítima “Calcamar”

Ontem, dia 5 de junho, foi o primeiro dia de uma semana de treinos na embarcação anfíbia da Polícia Marítima “Calcamar”. O vídeo é da marinha.

Esta formação, promovida pelo Núcleo de Formação Náutica da Escola da Autoridade Marítima, está a ser ministrada aos elementos da Polícia Marítima do Comando Regional da Madeira e ao pessoal do Troço do Mar da Capitania do Porto do Funchal , que irão utilizar​ar a embarcação nas ilhas Selvagens.

Esta formação irá decorrer até ao final desta semana, dia 9 de junho, sendo que se prevê que esta embarcação entre ao serviço no Posto do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal nas ilhas Selvagens até ao final do presente mês.

Esta embarcação híbrida tem capacidade de se deslocar em terra através de um sistema de propulsão hidráulico com um pequeno motor auxiliar de combustão. Com 8,5 metros de comprimento e dois motores de 115Hp, consegue atingir uma velocidade máxima de 37 nós e possui autonomia de 250 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 25 nós. Está ainda equipada com um sistema moderno de navegação e de comunicações, bancos com sistema de absorção de impactos, sistema de autoadriçamento e todo o equipamento necessário para o cumprimento das missões de vigilância, patrulhamento e fiscalização marítima nas águas de soberania e jurisdição em redor das ilhas Selvagens.​