Segurança é nova escolha para o Turismo da Madeira

Margarida Silva e Diana Ferraz (texto e fotos)

MERCADO TURISTAS B
Além da beleza natural da Madeira, a ilha é, agora, também procurada pela segurança em consequência das ocorrências registadas pelo mundo.

O destino Madeira, desde sempre associado à sua natureza, tem agora uma outra componente que assume grande relevância, que é a segurança, e que muitos turistas já colocam como prioridade ao escolher para local de férias.

O turismo constitui a principal fonte de receitas da economia da Região e através de uma maior afluência de tráfego aéreo e marítimo, são muitos os que procuram aquele que é, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Destino Insular do Mundo, pelos World Travel Awards.

O Mercado dos Lavradores é um ponto de passagem quase que obrigatória para quem visita a cidade do Funchal e, como tal, é centro privilegiado de afluência de turistas. Aquele que outrora era apenas um local de troca e venda de produtos é, atualmente, o ”ex-libris” do comércio madeirense por oferecer ao visitante cores e cheiros muito variados.

Natureza, gastronomia e segurança

Foi ali que muitos turistas apontaram, ao Funchal Notícias, a importância que a segurança tem, como foi o caso do casal inglês Graham, que a par disso elogia a Região e respetiva paisagem inigualável, ou de Anice, uma turista oriunda de França, que também gosta da ilha, pela beleza, pelas levadas. Já para George, um turista alemão, o que o trouxe a visitar a Madeira pela primeira vez foi a sua natureza vulcânica, as plantas e as paisagens.

MERCADO TURISTAS A
O Mercado dos Lavradores é um palco privilegiado de atração turística.

Para Stan, um jovem guia, a Madeira é ”encantadora” e oferece aos visitantes ”boas experiências”. Enquanto um outro turista alemão elege a gastronomia como atrativo, nomeando especificamente a espetada, para além de referir o gosto particular pela poncha.

Hospitalidade dos madeirenses

Muitos são também os que escolhem a ilha como destino de férias mais do que uma vez, o que acontece com os casais McCartney e Smith, que já registam seis passagens pelo arquipélago. Para estes turistas, o que os faz visitar a Madeira inúmeras vezes é o clima, a beleza da fauna e o caráter hospitaleiro dos madeirenses.

Nova realidade internacional faz crescer Região

Do conjunto de depoimentos, podemos concluir que, em parte, a nova realidade internacional pesou no crescimento do turismo madeirense nos últimos anos, onde as ocorrências em mercados tradicionalmente concorrentes, entre eles a Tunísia e Tailândia, além da instabilidade que há em diversos países da Europa, acabaram por direcionar para a Região uma faixa acrescida de turismo.