Gil Canha promete prestar especial atenção aos habitantes da zona velha, caso seja eleito para a CMF

A coligação ‘Funchal Forte'(PPM, PURP) esteve hoje de manhã na Zona Velha da cidade do Funchal, cuja situação mereceu críticas de Gil Canha, ex-vereador da CMF e candidato a presidente da mesma pela coligação.

Canha considerou que “ao contrário do Porto, Lisboa, e até de pequenas cidades do país, como Guimarães e Viseu, que sofreram grandes reabilitações urbanas nestes últimos tempos, a cidade do Funchal continua no marasmo. E continua no marasmo porque o presidente Paulo Cafôfo abandonou os centros históricos à anarquia e ao salve-se quem puder”.

Para o candidato, “o facilitismo de Paulo Cafôfo” fez com  que as zonas históricas se tornassem “numa selva, onde não há regras pela ocupação da via pública e onde os seus habitantes são vistos como empecilhos à actividade comercial. Temos que conciliar os interesses de ambas as partes para não se despovoarem estes importantes centros históricos”, opinou.

O porta-voz da iniciativa acusou a Câmara de só promover a reabilitação urbana no papel, e nesse campo de realizações virtuais, disse,“Paulo Cafôfo é um mago! É graças às suas políticas irresponsáveis e facilitistas”, afirmou, que as zonas históricas têm perdido cada vez mais habitantes. “Aqui na zona velha, ele é o campeão a expulsar cidadãos das suas casas e a fazer da vida deles um inferno” acusou.

Gil Canha disse, na oportunidade, que não é pessoa de muitas promessas, mas no caso de ser eleito, vai tratar de conciliar os comerciantes da zona velha com os interesses dos seus habitantes, e até “incentivar a instalação de artistas, que também foram postos a andar”. “Vamos fazer um enorme esforço para fixar as pessoas aqui e vamos promover o equilíbrio entre a actividade comercial e a habitação. Acabou esta história de se recuperar o rés-do-chão para restaurante e se deixar ao abandono os andares superiores, onde por vezes nem telhado há”, declarou.