AJEM aborda regimes de incentivos durante o mês de Junho

A Associação de Jovens Empresários da Madeira (AJEM) denominou o mês de Junho como o mês dos “Regimes de Incentivos”.

Nesse sentido, apresentou hoje em conferência de imprensa as iniciativas e acções que pretende desenvolver ao longo de Junho nesse âmbito.

Esta iniciativa da AJEM ocorre, refere a instituição em comunicado, uma vez que nos encontramos sensivelmente a meio deste quadro comunitário e urge fazer um ponto de situação relativamente à execução dos regimes de incentivos que podem ser usufruídos particularmente pelo sector privado.

Enquanto parceiro social, a AJEM acredita que também que faz parte das suas obrigações não só zelar pelo interesse dos seus associados e empreendedores no geral mas, também, contribuir de forma activa e construtiva para a boa execução deste quadro comunitário que se afigura determinante neste novo ciclo de desenvolvimento e de crescimento.

Assim, e em primeiro lugar, a AJEM revela que vai agendar uma série de reuniões com as entidades que gerem e tutelam os regimes de incentivos entre as quais o IDR – Instituto de Desenvolvimento Regional, o IDE – Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IQ – Instituto para a Qualificação e o IEM – Instituto de Emprego da Madeira. Pretende-se com estas reuniões fazer um ponto de situação em matérias de candidaturas aos regimes de incentivos e níveis de execução bem como disponibilizar-se não só para contribuir de uma forma mais activa para o sucesso dos mesmos mas também com sugestões e recomendações.

Além destas, iniciativas, a AJEM desenvolverá workshops temáticos na sua sede – Espaço AJEM – não com o intuito de sensibilizar ou informar, mas sim para que possam ser workshops práticos, pragmáticos e objectivos que visem essencialmente esclarecer dúvidas e responder a questões concretas por parte dos participantes. Para isso contará com a colaboração do consultor/formador Miguel Vacas, com experiência em matéria de candidaturas a regimes de incentivos, que apresentará muito casos práticos capazes de elucidar aos participantes o que podem ser investimentos elegíveis e não elegíveis e, sobretudo, os direitos e obrigações dos beneficiários.

O programa é o seguinte:

5.ª feira dia 8 de Junho: EMPREENDER 2020 das 17h-19h;

4.ª feira dia 14 de Junho: INOVAR/VALORIZAR 2020 das 17h-19h;

5.ª feira dia 22 de Junho: INTERNACIONALIZAR 2020 das 17h-19h;

5.ª feira dia 29 de Junho: FUNCIONAMENTO 2020 das 17h-19h;

As inscrições estão abertas a partir de hoje directamente na AJEM no C.C. São Pedro na Rua das Pretas 88, Loja 5 ou online em www.ajem.pt e na área formação/workshops. O mínimo será de 8 participantes, e o máximo de 12.

Cada workshop tem um custo de 5€ para associados AJEM e de 10€ para não associados.