Deslocação de médicos especialistas entre Açores e Madeira será reforçada, anuncia Pedro Ramos

A partilha de médicos especialistas entre regiões autónomas será reforçada no próximo ano. Esta foi uma garantia deixada pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, após a visita realizada ao Hospital de Santo Espírito Santo, no âmbito do programa do primeiro dia da visita aos Açores. A ida de cardiologistas do Serviço de Saúde da Madeira aos Açores, nos últimos meses, vai assim ser reforçada e alargada a outras especialidades, garantiram os dois homólogos da saúde das regiões autónomas.
Por seu lado, o secretário da Saúde dos Açores, Rui Luís, afirmou hoje que a partilha de médicos especialistas entre regiões autónomas será reforçada no próximo ano. “O compromisso que nós temos é até ao final deste ano estabelecer um plano das necessidades que existem em cada uma das regiões e a partir de 2018 implementar a troca de especialistas para a realização de consultas”, salientou o governante.
Durante a visita ao Hospital Santo Espírito da Ilha Terceira, que resulta de uma parceria público-privada, a comitiva do secretário regional da Saúde teve oportunidade de se inteirar da forma de gestão e funcionamento desta unidade, com cinco anos de existência. “Para nós, Região Autónoma da Madeira, que estamos prestes a dar este passo de transição para uma nova unidade hospitalar, foi importante conhecermos os problemas que tiveram não só com a própria construção da unidade, como saber os problemas que tiveram com a transição do hospital antigo para o hospital novo”, referiu Pedro Ramos, que salientou ter constatado a “enorme satisfação dos profissionais com as condições de trabalho”.