Educação Especial em debate num encontro de professores em Santa Cruz, com o apoio da edilidade

Realiza-se amanhã, dia 26, em Santa Cruz o IV Encontro de Educação. Esta é uma organização anual da edilidade local e que visa informar e divulgar trabalhos efectuados no concelho no âmbito educativo, promovendo ainda um espaço de debate de ideias através da discussão de especialistas.  Este ano, o tema principal é a Inclusão na Sala de Aula, na Escola e na Sociedade.

A CMSC destaca o convidado especializado em Educação Especial, David Rodrigues, fundador da Pró-Inclusão, uma referência nível nacional e internacional da Educação Especial. Pertence ao Conselho Nacional de Educação. Foi professor da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Para além de ser autor de vários livros sobre esta temática, colaborou em iniciativas da UNESCO e representou Portugal em vários projectos europeus, nomeadamente o “Helios II”, do qual saiu um guia europeu de boas práticas sobre a sobre igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.

A abertura oficial realizar-se-á pelas 9h30, no Hotel Vila Galé, e registará intervenções do secretário regional de Educação e do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Clarisse Nunes, Ana Castro e Lisandra Fernandes são participantes no primeiro painel, e abordarão temas como os desafios actuais da inclusão e da multideficiência, o trabalho dos docentes da Educação Especial, e o serviço de Psicologia da escola e seu papel no sentido da Inclusão. À tarde, Daniel Quintal falará sobre educação inclusive e equidade educativa, e João Correia e Olga Chervanaska abordarão “as vozes dos jovens” antes de David Rodrigues proferir a intervenção final, às 15h30.