CRIAMAR encerra “CriaPOESIA”com escritor Valter Mãe e fim de semana poético no Porto Santo

O CriaPOESIA – Encontro Juvenil do Atlântico, promovido pela CRIAMAR, Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, é um concurso de Poesia e Poesia Visual, destinado aos alunos de 3.º ciclo e secundário das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e pretende ser uma forma de dar voz aos jovens poetas insulares. Este sábado e domingo correspondem ao encerramento da iniciativa com prémios e viagem até ao Porto Santo.

O objetivo desta iniciativa é a de integrar ainda as Canárias e Cabo Verde, tornando-se, assim, num Encontro Juvenil da Macaronésia à volta da Poesia, em que possa haver o intercâmbio dos jovens, nomeadamente aquando da cerimónia anual de entrega de prémios, que se desejaria que fosse itinerante. Este ano, estão a concurso alunos de 26 escolas, sendo 6 açorianas e as restantes madeirenses.

Comparativamente à edição transata, constatou-se um aumento significativo no número de trabalhos, provindos de ambos os arquipélagos, contando com cerca de 400 inscrições.

Integrada no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido com ambas as Secretarias de Educação, esta iniciativa conta com o apadrinhamento do escritor Valter Hugo Mãe, que estará presente na cerimónia de entrega de prémios, a decorrer amanhã, 13 de maio, no Funchal, tal como os Secretários da Educação mencionados. O evento contará também com a presença de um grupo de jovens e dos seus professores vindos de São Miguel, para além dos participantes e familiares madeirenses.

Já no dia 14 de maio, domingo, e porque, em última análise, um dos objetivos primordiais (para além dos relacionados com o fomento da produção escrita / artística em Língua Portuguesa) é o de reunir todos os participantes num único espaço físico, realizar-se-á o ‘cruzeiro poético’ ao Porto Santo, viagem que pretende fomentar o encontro propriamente dito entre os cerca de 300 participantes inscritos e o próprio padrinho, em que prevalecerá o intercâmbio de culturas e experiências de cada jovem envolvido.

O programa inclui ainda uma receção aos participantes por parte da Câmara Municipal do Porto Santo, tal como momentos de descontração e várias surpresas.