Sé do Funchal: recuperação das cantarias em curso deverá terminar em Julho

Fotos: Rui Marote

Eduardo Jesus e Natércia Xavier ascenderam hoje à torre sineira da Sé do Funchal, numa acção destinada a dar a conhecer à comunicação social o andamento dos trabalhos de restauro e consolidação das cantarias do referido campanário. Recorde-se que as proximidades do mesmo chegaram a estar interditas pela Protecção Civil, por causa da queda de fragmentos da cantaria da torre. Segundo adiantou o governante aos jornalistas, o labor que agora decorre deverá estar terminado no Verão, mais precisamente em Julho próximo.

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura esteve hoje de visita à Sé e aos trabalhos que lá decorrem na companhia da directora regional da Cultura, Natércia Xavier. O cónego da Sé, Vítor Gomes, e o director de Serviços de Museus e Património da Direcção Regional da Cultura, Francisco Clode de Sousa, também acompanharam esta “incursão” no domínio das obras conservacionistas. Francisco Clode de Sousa, aliás, traçou uma resenha histórica deste monumento.

A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura investiu 191 mil euros na recuperação deste templo do período manuelino, um ex-libris da cidade do Funchal e da ilha da Madeira. Apesar de o mesmo ser propriedade da Igreja, os investimentos do Governo Regional na sua recuperação, e no reconhecimento da importância do seu papel cultural e turístico, têm sido recorrentes. A recuperação da Sé, em outros aspectos, nomeadamente nos telhados, também já contou com verbas da World Monuments Fund.

Durante a ascensão foi possível verificar que existem ainda muitos aspectos na torre sineira a necessitar de recuperação, entre os quais os tectos de uma série de “estações” que existem na torre, entre os lanços de escadas que atingem o topo. Por outro lado, o impacto dos excrementos das aves nos sinos e restante material circundante é assinalável, sendo necessário proceder a um profundo trabalho de limpeza, nada fácil, sem dúvida, para recuperar integralmente os mesmos.