Sérgio Marques assinalou Dia da Europa na Escola de Santo António

Fotos DR.

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques participou esta manhã na Semana da Europa da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António, no âmbito das comemorações do dia da Europa.

O SRAPE teve oportunidade de conversar com os alunos partilhando com estes os alicerces do ideal da construção e integração europeias.

Sérgio Marques sublinhou que a Europa Unida é, na sua base, um projeto de paz. Esse é, e continuará a ser, o grande cimento deste projeto original, sem paralelo na história universal.

O governante com a tutela dos assuntos europeus referiu que é sempre necessário relembrar que, não obstante a instabilidade no projeto europeu dos últimos anos, o balanço tem de ser necessariamente positivo.

Segundo Sérgio Marques não só assistimos ao maior período de paz da história europeia, já com mais de 70 anos, como assistimos a um significativo aumento da qualidade de vida dos cidadãos europeus, tendo o projeto contribuído para a generalização das liberdades democráticas no espaço geográfico europeu, bem como para o acesso a garantias sociais daquele que é um dos patrimónios mais importantes deste espaço civilizacional –o modelo social Europeu.

O SRAPE referiu igualmente a importância da integração europeia para o desenvolvimento da Madeira, conjugada com a Autonomia política, tendo participado ainda em atividades da escola relativas às comemorações