Semana da europa na escola Horácio Bento de Gouveia

Na semana de 8 a 12 de Maio, a Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia comemora a Semana da Europa, numa organização conjunta do Clube Europeu HBG e do Grupo de Geografia.

O programa da iniciativa compreende um conjunto de palestras diárias, onde figurarão nomes como o de Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, Bruno Pereira, Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Cláudia Aguiar, Deputada no Parlamento Europeu, Marco Teles, Diretor do Centro Europe Direct, Rosa Luísa Gaspar, Embaixadora e.Twinning na RAM e João Henrique Gonçalves, Diretor da Casa da Europa na Madeira.

Do programa constam também algumas mostras artísticas, resultado do empenho e dedicação de alunos e professores daquele estabelecimento de ensino, e ainda o acolhimento de duas escolas europeias (Hungria e Polónia) no âmbito do projeto europeu LESS (Long European Slide Story), ao abrigo do Programa Erasmus+.

Este projeto é coordenado por Portugal, pela própria escola Dr. Horácio Bento de Gouveia que, nesta mobilidade, traz à Madeira 10 professores (entre eles encontram-se o Delegado Escolar de Budapeste e o Presidente da Câmara de Turkeve – Hungria) e dezasseis alunos, entre os 12 e os 15 anos, que ficam hospedados em casas de dezasseis famílias madeirenses que, amavelmente, os acolherão durante uma semana.

Refira-se que, desde a sua redinamização, em 2013, o Clube Europeu HBG teve oportunidade de participar em variados projetos europeus de parceria, tendo proporcionado mobilidades europeias a 51 alunos e a 35 professores.

De igual modo, os professores estrangeiros parceiros têm visitado a Madeira e esta que é a maior escola básica do país e têm integrado algumas das suas atividades, estando em contacto com os professores e alunos da HBG, trocando opiniões e visões culturais e educacionais e diferentes perspetivas dos processos ensino/ aprendizagem.