Paróquias madeirenses vão louvar Nossa Senhora de Fátima

A paróquia de Fátima vai celebrar a festa da sua padroeira no dia 13 de maio com a procissão das velas que se iniciará às 21 horas com saída da igreja paroquial, na Rochinha indo até ao Colégio Salesiano onde será celebrada a Missa campal nos pátios do Colégio Salesiano.
O Coro da Universidade Sénior do Funchal animará liturgicamente esta celebração eucarística e participará nos cânticos da procissão das velas.
O tríduo de preparação para a festa decorrerá na igreja paroquial de Fátima nos dias 10, 11 e 12 e começará às 18 horas com a Adoração Eucarística, terço meditado, seguido da Eucaristia às 19 horas
Devido às cerimónias no Santuário de Fátima presididas pelo Papa Francisco assinalando o Centenário das Aparições de Nossa Senhora, este ano não se realiza a procissão das velas no dia 12 de Maio, na paróquia de Fátima, Funchal, como sucedeu nos anos anteriores.

Carvalhal
A paróquia do Carvalhal, situada na freguesia dos Canhas, tem Nossa Senhora de Fátima como sua padroeira.
A festa vai ser celebrada no domingo 14 de maio iniciando-se a Eucaristia às 16 horas. No sábado, dia 13 às 20 horas será celebrada a missa e depois será projetado um filme sobre as Aparições em Fátima.
No dia 12 de maio às 20 horas será celebrada a Eucaristia seguindo-se a procissão das velas. Depois será projetado um filme sobre as Aparições em Fátima.

Lombada
Na paróquia da Lombada, situada na freguesia de Santa Cruz, a festa de Nossa Senhora de Fátima, a padroeira daquela comunidade será celebrada no dia 13 de maio às 20 horas. No final haverá um convívio no salão paroquial.
No dia 12 às 20 horas começará a procissão das velas, seguindo-se a missa. A concentração será feita no miradouro daquela localidade.


Nossa Senhora de Fátima irá ser celebrada na Sé do Funchal no dia 12 de maio com Terço às 19h30, missa às 20 horas e procissão das velas às 21 horas.

Visitação
Neste mês de maio, por ser o centenário das Aparições de Fátima, estão a ser celebradas Eucaristias às terças-feiras e sextas-feiras às 20h30, nos vários sítios da paróquia da Visitação, na freguesia de Santo António, com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. A imagem sai de carro, da igreja às 19h30 seguindo para o local da Eucaristia e regressará à igreja no final.

Monte
Na paróquia do Monte vai realizar-se a procissão das velas no dia 12 de maio. Será antecedida da Eucaristia às 20 horas.

Cabo Girão
Na capela de Nossa Senhora de Fátima, no Cabo Girão, vão decorrer celebrações no dia 12 de maio às 20 horas com terço, missa e procissão. No dia 13 de maio realizam-se idênticas cerimónias às 12 horas e às 18 horas.

Achada de Gaula
Na paróquia da Achada de Gaula vai realizar-se a procissão das velas no dia 12 de maio. Será antecedida da Eucaristia às 20 horas.

Assomada
Também na paróquia da Assomada (Caniço) no dia13 de maio vai ser celebrada a missa às 20 horas sendo seguida da procissão as velas.
Nestas paróquias haverá a veneração das relíquias de Jacinta e Francisco, os videntes e Fátima.

Canhas

No próximo domingo 14 de maio às 19h30 será rezado o Terço no Monumento a Santa Teresinha e às 20 horas terá início a Missa seguida da procissão até a Igreja dos Canhas.

Cristo Rei (Ponta do Sol)
No dia 11 de maio será celebrada a Missa ás 20 horas seguindo-se a Reza do Terço às 20h30 e procissão das velas.

Conceição (Ponta do Sol)

Na sexta feira, 12 de maio. pelas 19 horas na igreja da Conceição, na Lombada, Ponta do Sol principiará a missa seguida de procissão das velas

Ponta do Sol
No dia 13 de maio, sábado, pelas 19 horas na capela de Santo Amaro (paróquia da Ponta do Sol) será celebrada a missa após o que decorrerá a procissão das velas.

Achadas da Cruz, Santa e Porto Moniz

Celebrando o centenário das Aparições de Fátima, também a canonização dos Pastorinhos, as paróquias do Porto Moniz irão realizar uma procissão motorizada a partir da paróquia das Achadas da Cruz, com início às 19h30 passando pela Santa e pela capela dos Lamaceiros em direção ao Pavilhão do Porto Moniz, onde se iniciará a procissão das velas rumo à igreja do Porto Moniz para a celebração da Eucaristia que principiará às 20h30.

Santo António
A igreja de Santo António vai ter um novo altar. Será em honra de Nossa Senhora de Fátima e localiza-se junto à porta lateral esquerda daquele templo.
A cerimónia da bênção será presidida por D. António Carrilho no final do mês de maio. Deste modo aquela paróquia funchalense associa-se às comemorações do centenário das Aparições de Fátima.
Entretanto no sábado, 13 de maio às 20 horas iniciar-se-á a Eucaristia sendo seguida da procissão das velas.

Graça
Na igreja das Graça, situada na freguesia de Santo António vai realizar-se a procissão das velas no dia 13 de maio. Será antecedida da Eucaristia às 20 horas.

Santa Rita
No dia 13 de maio na igreja de Santa Rita irá ser celebrada a missa às 20 horas. No final realizar-se-á a procissão das velas.

Bom Sucesso
Vai realizar-se a procissão das velas no dia 31 de maio na paróquia do Bom Sucesso. Será antecedida da celebração da missa às 19h30. O itinerário será pelo caminho do Meio, Rentróia indo para o lado da Rocha, estrada e terminando na capela do Bom Sucesso.

Nazaré
A paróquia da Nazaré vai realizar a procissão das velas no sábado, 13 de maio, antecedida da celebração da Eucaristia às 20 horas.

Arciprestado da Calheta
Assinalando o Centenário das Aparições de Fátima as paróquias do Arciprestado da Calheta vão realizar a procissão das velas que decorrerá no dia 27 de maio no Estreito da Calheta com início às 20h30, seguindo-se a Eucaristia.

Arciprestado de Machico e Santa Cruz
No sábado 27 de maio as paróquias do arciprestado de Machico e Santa Cruz vão assinalar o centenário das Aparições com a celebração da missa na igreja da Camacha seguindo-se a procissão das velas.

Santo Amaro
A procissão das velas na paróquia de Santo Amaro decorrerá no dia 31 de maio. Às 20 horas será celebrada a Eucaristia.
Ribeira Brava
Na igreja da Ribeira Brava no dia 12 de maio irá ser celebrada a Eucaristia às 20h30, após o que decorrerá a procissão das velas.
No dia 13 de maio às 17h30 será assinalando o centenário das Aparições.

São Jorge
No dia 11 de maio às 20 horas na capela da Ribeira Funda, situada na freguesia de São Jorge irá ser celebrada a Eucaristia, seguida de procissão das velas.

Arco de São Jorge
Idênticas cerimónias decorrerão na igreja do Arco de São Jorge no dia 12 às 20 horas e em São Jorge no dia 13 às 19h30.

Piquinho e Preces
Decorre no próximo dia 12 de maio a tradicional peregrinação das paróquias do Piquinho e das Preces no âmbito das celebrações das Aparições em Fátima. Pelas 20h30 sai de cada igreja um andor com Nossa Senhora sendo o ponto de encontro no início do Caminho da Lombada das duas procissões.
A partir dali numa única procissão vão percorrendo um percurso até chegar à capela de Nossa Senhora das Preces no sítio do Marco. Onde será celebrada a Eucaristia.