Machico assinala a 8 de Maio o Dia Nacional do Azulejo

A Câmara Municipal de Machico, através do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico, promove, no próximo dia 8 de Maio, entre as 10h00 e as 11h30,  uma actividade comemorativa do Dia Nacional do Azulejo, que se celebra este ano pela primeira vez. A data visa promover os azulejos como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, que expressam  a história, a  cultura e o gosto de cada época, refere uma nota assinada pelo edil machiquense, Ricardo Franco. É também uma forma de valorizar o património azulejar português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e protecção.

Esta acção contará com a presença de alunos da EB1/Pe dos Maroços e pretende dar a conhecer o azulejo tipo maçaroca que se pode observar no Solar do Ribeirinho, como também na sacristia da Capela de S. Roque. Além de uma breve contextualização histórica, será realizada uma actividade de expressão plástica acerca deste tipo de azulejo, é informado à Imprensa.

O evento decorre no dia 8 de Maio, data historicamente simbólica para Machico, uma vez que foi a 8 de Maio de 1440, que o Infante D. Henrique doou a Tristão Vaz aquela que seria a Primeira Capitania Hereditária da Expansão Portuguesa.