Estabilização do cemitério do Porto da Cruz vai receber 8,8 milhões da Europa

Foto DR.

Foram aprovadas, no passado mês de abril, duas candidaturas da Região Autónoma da Madeira, na sequência de análise e parecer do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, na qualidade de Organismo Intermédio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

O projeto “Estabilização da margem esquerda da Ribeira do Junçal, onde está implantada a ER 110”, da responsabilidade da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, consiste na execução de um aterro zonado no Vale da Ribeira do Junçal visando a estabilização da massa de terreno que constitui a margem esquerda da ribeira junto ao cemitério do Porto da Cruz, permitindo cessar os deslocamentos do material sólido que constitui a margem esquerda da Ribeira do Junçal e consequentemente reconstruir e restabelecer as condições de circulação num troço da Estrada Regional ER110.

A intervenção para a estabilização da margem esquerda de ribeira do Junçal tem, do ponto de vista geotécnico, três componentes muito importantes, designadamente, o aterro zonado para fundação do canal e para contrapeso da massa de terreno instável, a escavação para inserção da bacia de dissipação e a proteção para execução dos trabalhos no fundo do vale onde se insere atualmente a ribeira.

Esta operação, desenvolve-se no âmbito da promoção da adaptação às alterações climáticas e da prevenção e gestão de riscos e terá um custo total de 11,8 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 8,8 milhões de euros.

O segundo projeto designado de “ETA da Ribeira Brava – Ampliação da Capacidade de Tratamento”, cujo beneficiário é a A.R.M. – Águas e Resíduos da Madeira, S.A., irá incluir um conjunto de intervenções de ampliação da capacidade de tratamento da ETA da Ribeira Brava, com vista à melhoria da qualidade da água tratada, bem como dos níveis de atendimento do sistema atual de adução e de tratamento de água, fazendo face às necessidades qualitativas e quantitativas do abastecimento público de água nas freguesias da Ribeira Brava e do Campanário, concelho da Ribeira Brava, Região Autónoma da Madeira.

A ampliação da capacidade de tratamento da ETA da Ribeira Brava consiste, resumidamente, na construção de uma segunda linha de tratamento, similar à existente, beneficiação da caixa de divisão de caudais das Covas e a ampliação da conduta de adução à ETA.

Esta operação, desenvolve-se no âmbito da proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos e terá um custo total de 1,6 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 1,3 milhões de euros.

De referir que, até à data, foram já aprovados 29 projetos no PO SEUR, num valor global de 164,9 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 122,2 milhões de euros, equivalente a 41% do valor global do Programa (295,5 milhões de euros).