Incêndios florestais e políticas europeias em debate na UMa a 9 de maio

A Universidade da Madeira (UMa), através do Centro de Documentação Europeia, assinala o Dia da Europa, organizando, no dia 09 de maio, a conferência “Os incêndios florestais e as políticas europeias”.

A sessão decorrerá na sala 24, no piso 1 do Campus da Penteada, das 14h30 às 17h00, e será
proferida por Hélder Spínola, docente da Faculdade de Ciências da Vida da UMa, com moderação de Iolanda Silva, da Biblioteca da UMa.

A entrada é livre e não requer inscrição prévia. No final, os participantes terão direito a um certificado de presença.

O conferencista convidado é licenciado em Biologia e doutorado em Biologia Molecular.

Em 1994, fundou o Núcleo Regional da Quercus na Madeira, presidindo-o até 2000.

Em 2003, foi eleito presidente da Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, cargo que ocupou durante seis anos.

Entre 2010 e 2014, foi Diretor do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Ambiental.

Atualmente é professor auxiliar convidado na UMa, onde leciona disciplinas na área do Ambiente, como ‘Educação Ambiental’, ‘Sustentabilidade Ambiental’, ‘Gestão e Reutilização de Resíduos Agrícolas’ e ‘Ambiente e Desenvolvimento Rural’, e na área da Biologia, como ‘Bioquímica II’ e ‘Biologia Humana’.

É também investigador no Laboratório de Genética Humana e no Centro de Investigação em Educação, ambos da UMa.

Como resultado dos seus trabalhos de investigação publicou mais de trinta artigos científicos em revistas internacionais, tendo também sido coautor em oito livros de divulgação do património natural do Arquipélago da Madeira e no livro “Ambiente para Jovens – Aprender e Aplicar”, tendo publicado, em 2011, o romance “Linha Azul – A Luta Ambiental da Quercus”.