Rua do Surdo liberta ao trânsito

Rui Marote

Recordemos o edifício do Caju. na Rua da Carreira com a esquina da Rua do Surdo, propriedade de emigrantes venezuelanos e que ameaçava uma derrocada. Durante o mandato da anterior vereação na CMF, vários alertas tinham sido feitos para o perigo.

Já durante o mandato da actual edilidade, e depois de diversos alertas do Funchal Notícias, os proprietários encetaram obras de consolidação e recuperação exterior do edifício.
Foi necessário instalar uma grua. Durante largos meses, o trânsito esteve fechado na Rua do Surdo.


Os proprietários, apesar de terem as devidas licenças em dia e autorizações, foram alvo de processos judiciais pelos proprietários de estabelecimentos naquela artéria, para parar as obras e remover a grua. Isto apesar de saberem que o edifício estava em estado de queda iminente.
Porém, os trabalhos não chegaram a paralisar e agora, já concluídos os trabalhos a grua foi sendo removida, uma operação delicada.


A colocação da grua não impediu a circulação de pessoas e foi o local de menor impacto, uma vez que estivesse montada na rua da Carreira causaria problemas à restauração naquela artéria.


A partir de hoje, aquela artéria deve voltar ao seu funcionamento normal. O edifício Caju continuará em obras no interior.