“A Herança de Faustino Miséria” chega a Lisboa

A Oficina de Teatro do Clube Portugal Telecom-Madeira vai participar com o espetáculo “A Herança de Faustino Miséria” no Festival de Teatro “ Felizmente Há Lumiar”, no próximo dia 29 de abril, com duas sessões, às 18h00 e às 21h00 – a segunda sessão já está esgotada –, que acontecerão no auditório do Lumiar, situado na Alameda das Linhas de Torres, n.º 98 (Junto ao Hospital Paulo Valente). Para assistir a este espetáculo as reservas podem ser feitas pelo telefone: 213 194 750.

O espetáculo “A Herança de Faustino Miséria” foi escrito por Óscar Fernandes e tem a direção artística sob a responsabilidade de Zé Abreu.

O elenco deste espetáculo conta com dez atores, nomeadamente, Maria Rita, Ivone Flor, Elisabete Rosa, Hélder Almeida, Bernardete Vasconcelos, Amarília Teixeira, Vítor Hugo, Lídia Abreu, Lucília Ferreira e Óscar Fernandes.

A Oficina de Teatro do Clube Portugal Telecom-Madeira acredita que leva até Lisboa um pouco da nossa cultura popular, recriando teatralmente várias situações numa mercearia antiga. A história desta peça passa-se  «algures na Fajã do Lombo, numa aldeia cravada nas entranhas das serranias madeirenses, onde existe a “Venda de Maria Luzinha” que é o ponto de encontro da comunidade e a porta de comunicação com o mundo, pois é nesta mercearia que existe o único telefone do sítio, e é onde chega e de onde parte o correio. É também na venda que se sabem das novidades e onde se urdem as mais refinadas bilhardices. Em “A Herança de Faustino Miséria”, desde a Venda de Maria Luzinha, difunde-se por todo o sítio a notícia de uma herança que supostamente beneficia um dos seus habitantes, o que vem aguçar a cobiça de toda a vizinhança, num ingénuo menosprezo à inteligência de um simples, mas astuto homem do campo. Como reagirá Faustino Miséria às investidas e intenções duvidosas dos seus interesseiros vizinhos? »

O evento do Felizmente há Lumiar – Festival de Teatro organizada pela Junta de Freguesia do Lumiar está a decorrer entre os dias 21 de abril a 2 de maio, em vários pontos da freguesia, com especial destaque para o Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro e Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar. Como já é habitual esta edição do Festival de Teatro do Lumiar inclui programação ao ar livre e de interior, para além de workshops e seminários dedicados à temática das artes dramáticas e o seu envolvimento com a comunidade.

Assim, depois de ter sido apresentada nos palcos do Centro Cívico do Estreito, John dos Passos, Cine Teatro de Santo António, Centro Paroquial de Santa Cruz, Fórum de Machico, Teatro Baltazar Dias e Teatro Ribeiragrandense em S. Miguel, a peça “A Herança de Faustino Miséria” será apresentada este sábado em Lisboa.