Marinha resgata tripulante da embarcação de pesca costeira ‘Baía da Maia’

Foto partilhada pela Marinha.

A Marinha, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), a Força Aérea (FAP) e o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), coordenou, ontem, dia 26 de abril de 2017, uma operação de resgate médico de um tripulante de 54 anos de idade, do género masculino, natural da Madeira e residente no Caniçal que se encontrava a bordo da embarcação de pesca costeira “Baía da Maia”, registada nos Açores, a navegar a cerca de 51 milhas (94Km) a sudeste do porto do Funchal.

O alerta foi recebido no MRSC Funchal cerca das 13h18. De imediato foram desencadeados os procedimentos visando a necessidade de resgate médico junto do INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), tendo sido decidido que em face do quadro clínico (dor torácica inespecifica sem irradiação) o resgate médico seria efetuado por via aérea, com embarque de equipa médica da EMIR.

Para proceder ao resgate foi acionado o helicóptero EH-101, do Destacamento Aéreo da Madeira da FAP, tendo sido efetuado com sucesso e o tripulante desembarcado no aeroporto da Madeira pelas 16h29, onde era aguardada por uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz previamente ativada pelo SRPC IP-RAM, tendo sido posteriormente transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal.

O Comandado Local da Policia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.