Exposição ‘Aquedutos de Portugal’ inaugurada em Machico a 26 de Abril

A Câmara Municipal de Machico, através do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico, promove, no próximo dia 26 de Abril, pelas 17h30, a abertura da Exposição “Aquedutos de Portugal”, uma mostra que inclui um conjunto de vinte e seis fotografias, da autoria de Pedro Inácio, que retratam diversos aquedutos nacionais, testemunhando a importância dos mesmos enquanto herança cultural e obras de engenharia notáveis que serviam para o transporte e abastecimento de água. Desta exposição faz parte o Aqueduto de Machico, construído nos inícios do século XIX, para o abastecimento de água ao antigo engenho de cana-de-açúcar. Era composto inicialmente por catorze arcos em cantaria vermelha do Caniçal, do que apenas restam oito. Apresenta arcos de grandes vãos com quatro metros e quarenta centímetros de largura. Está classificado como Imóvel de Interesse Municipal desde 1997.

Pedro Inácio é museólogo e investigador na área do Património Cultural. É responsável pelo Arquivo Histórico da EPAL. Iniciou a sua actividade fotográfica em 1984, tendo realizado, em 2005, a sua primeira exposição individual. Tem quatro livros editados, resultantes do seu trabalho de investigação patrimonial.

Esta mostra decorre no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de Abril, que este ano tem como tema “Património cultural e Turismo sustentável”. A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e protecção.