Encontro Regional de Educação Moral e Religiosa Católica

Na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, realizar-se-á o IX Encontro Regional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, no Parque Temático da Madeira, das 10 horas às 16 horas.
O dia está projetado com três momentos: das 9h30 às 11h30 será feito o acolhimento, o hino a e sessão de abertura com palavras de saudação aos participantes: residente da Sociedade de Desenvolvimento do Norte, SA, Dr. António Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Santana,  Secretário Regional de Educação e Bispo da Diocese do Funchal, seguindo-se a apresentação das escolas participantes com um símbolo de EMRC.
Depois das 11h30 às12h30 irá decorrer a visita aos pavilhões e outras atrações, bem como atividades no palco: música e zumba. Das 12h30 às 14 h é o tempo do convívio e almoço.
E das 14 h às 16 h, haverá duas atividades em simultâneo: no palco com música e zumba e nos espaços do parque com atrações e entrada nos pavilhões.
A conclusão do dia é orientada pelo Diretor do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), Cónego  José Fiel de Sousa.
O tema do encontro: é “EMRC: Um desafio a viver com alegria!” apela à confiança e à alegria de estar com os outros. Também é uma oportunidade de desfrutar de um belo espaço de natureza, que conduz à contemplação do mistério da criação.
Neste contexto os professores de Educação Moral pretendem associar-se às comemorações do Ano Internacional do Turismo Sustentável ara o Desenvolvimento, proclamado pela ONU para 2017, no sentido de proporcionar aos alunos uma maior consciencialização do património cultural e preservação do meio ambiente.
A disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) proporciona momentos significativos, com a intencionalidade de formar cidadãos atuantes e assertivos num mundo em constante mutação.
D. António Carrilho na mensagem que dirigiu para aquele encontro sublinha que «será a festa do encontro de amigos e colegas, que gostam de estar juntos para conviver e confraternizar. Também eu quero estar convosco, com muita alegria e amizade. Todos juntos, alunos, professores de EMRC e outros elementos das escolas da Madeira e Porto Santo, vamos preparar e viver, com entusiasmo, este grande Dia».
Acentua ainda que «será, sem dúvida, uma festa muito bela, com mensagens importantes para a nossa vida, e que tocam, certamente, os nossos corações. Queremos lançar e guardar na memória testemunhos de fé e de esperança, de sonhos e desejos, de expetativas e profunda alegria. Como é bom conhecer colegas de outras escolas e estabelecer novas amizades, enraizadas nos ensinamentos de Jesus, nosso Amigo!».
O Bispo do Funchal refere que «Viver, em Igreja, a alegria de ser cristão foi o tema escolhido para este ano de 2016/2017, na Diocese do Funchal. É um tema muito bonito e sugestivo, um convite a sermos alegres e felizes, vivendo o que Jesus ensinou; é também um desafio a partilharmos a nossa fé junto dos colegas, das famílias e dos grupos a que estamos ligados; é ser uma presença e um testemunho, vivendo “a alegria de ser cristão”, no contexto social e cultural do nosso tempo.
E agora uma pergunta: – Vocês já entraram na Sé do Funchal? Quem ainda lá não foi, seria bom que fosse! É linda, um verdadeiro monumento, que, notem bem, há 500 anos ali está, como espaço consagrado a Deus, para as pessoas rezarem, participarem na Missa, receberem o perdão, o conforto, a luz e muitas outras graças. Tudo isso nós apreciamos e agradecemos a Deus, de modo especial neste ano!
Caros amigos, com alegria vamos participar no IX Encontro de EMRC, em Santana. E que Nossa Senhora de Fátima, neste Centenário das Aparições aos três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco), nos abençoe a todos com a sua ternura maternal!»