SRARN vai assinalar com programa de conferências e visitas o Dia Mundial da Terra e o Dia Nacional do Património Geológico

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais vai assinalar, com um programa de dois dias, a efeméride do Dia Mundial da Terra e do Dia Nacional do Património Geológico, que se comemoram no dia 22 de Abril.

A sexta-feira, dia 21 de Abril, terá como tema a Geodiversidade da RAM, que servirá de mote para uma tarde de conferências dadas por especialistas na matéria, com início às 15h00.

Susana Prada proferirá uma intervenção de abertura, seguindo-se uma palestra de João Carlos Nunes, académico da Universidade dos Açores (Departamento de Geociências), que abordará a Geodiversidade das Ilhas Vulcânicas. António Brum da Silveira, professor do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa, falará de seguida sobre o património geológico da RAM. Segue-se uma alocução de Kátia Carvalho, directora regional do Turismo, sobre a mais-valia que o dito património geológico constitui para a Região.

No sábado, dia 22, o grupo de formandos e interessados presentes nas conferências serão convidados a assistir à apresentação pública do Roteiro da Geodiversidade da Madeira – Ponta de São Lourenço, às 10h00, no Miradouro da Ponta do Rosto.

Uma visita aos geosítios do Miradouro da Ponta do Rosto, Prainha, Dunas da Prainha, Nossa Senhora da Piedade e Porta D’Abra será conduzida por António Brum da Silveira.