Dois navios de defesa costeira do Canadá no porto do Funchal

*Com Rui Marote

O domingo de Páscoa foi dia de presença de navios militares da Marinha Real do Canadá no porto do Funchal, nomeadamente o HMCS Moncton (número de amura 708) e HMCS Summerside (número de amura 711).
O HMCS Summerside foi o primeiro a entrar em porto, pelas 9h30.

Trata-se de um navio de defesa costeira da classe Kingston, da Royal Canadian Navy , que serviu nas Forças Canadianas desde 1999. É o décimo segundo navio da sua classe, e o segundo a ostentar o nome ‘Summerside’. Pertence ao Projecto Marítimo de Navegação Costeira de Defesa, e está adstrito às Forças Marítimas Atlânticas (MARLANT).  O seu porto de abrigo é a base das Forças Canadianas Halifax.

Por sua vez, o HMCS Moncton também é um navio de defesa costeira da classe Kingston, e também está sediado em Halifax.  Estes dois navios militares estão no cais norte, deixando o Funchal apenas no próximo dia 21.

Ambos os navios deslocam 990 toneladas, medem 55,3 metros, têm uma velocidade máxima de 15 nós e possuem sonares para detecção de minas, uma das tarefas que lhes competem, a par da vigilância e defesa costeira. Estão equipados com um canhão Bofors calibre de 40 mm/calibre 60 Mk5 e duas metralhadoras M2.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.